80 min read
  1. AIBILI - Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem
  2. Centro Hospitalar Barreiro-Montijo
  3. Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga
  4. Centro Hospitalar de Leiria
  5. Centro Hospitalar de Setúbal
  6. Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
  7. Centro Hospitalar do Baixo Vouga
  8. Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E.
  9. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  10. Centro Hospitalar Lisboa Central
  11. Centro Hospitalar Lisboa Ocidental
  12. Centro Hospitalar Universitário de São João
  13. Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira
  14. Centro Hospitalar Universitário do Algarve
  15. Centro Hospitalar Universitário do Porto
  16. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
  17. Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho
  18. Centro Clínico Académico (2CA-Braga)
  19. CUF Academic Center
  20. Fundação Champalimaud
  21. Lusíadas Saúde
  22. Hospital Beatriz Ângelo
  23. Hospital da Luz Arrábida
  24. Hospital da Luz Lisboa
  25. Hospital da Luz Setúbal
  26. Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães
  27. Hospital Distrital da Figueira da Foz
  28. Hospital Distrital de Santarém
  29. Hospital do Espírito Santo de Évora
  30. Hospital Garcia de Orta
  31. Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
  32. Instituto Português de Reumatologia
  33. IPO Coimbra
  34. IPO Lisboa
  35. Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E.
  36. ULS Matosinhos - Hospital Pedro Hispano
  37. Unidade Local de Saúde (ULS) - Baixo Alentejo
  38. Unidade Local de Saúde do Nordeste
  39. Unidade Local de Saúde (ULS) - Alto Minho
  40. Unidade Local de Saúde (ULS) - Guarda

AIBILI - Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 239480116
  • Website: https://www.aibili.pt/
  • Areas: Oftalmologia Diabetes Oncologia Neurologia ISO 9001:2015 ECRIN DataCentre Certification
  • Address: Edifício Prof. Doutor José Cunha-VazAzinhaga de Santa Comba, Celas3000-548 Coimbra Portugal
  • Country: Portugal
A AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem é uma instituição privada sem fins lucrativos dedicada à investigação clínica e translacional e ao desenvolvimento de novas tecnologias de imagem médica, sendo o único Centro de Interface Tecnológico (CIT) na área da saúde em Portugal.
Os objetivos da AIBILI focam-se na conversão de conhecimentos básicos em aplicações inovadoras que facilitem uma melhoria nos cuidados de saúde e bem-estar humano. A AIBILI destaca-se, assim, como parceiro de referência na área da inovação e na investigação clínica europeia, colaborando com instituições académicas e empresas, e facilitando o desenvolvimento e a introdução no mercado de novos meios de diagnóstico, biomarcadores e novas opções terapêuticas.
Na área da inovação a AIBILI destaca-se no desenvolvimento de biomarcadores em oftalmologia, bem como nas áreas de análise automática de imagens e inteligência artificial com aplicação no diagnóstico preventivo e a medicina personalizada.
A AIBILI presta serviços multidisciplinares no desenvolvimento de estudos clínicos, desde o desenvolvimento de protocolos, à sua execução, coordenação, desenvolvimento e gestão de dados, publicação de resultados, acesso ao mercado e monitorização de segurança de novas tecnologias.
A Investigação clínica desenvolvida na AIBILI segue as normas das boas práticas clínicas (ICH- Good Clinical Practice (GCP) Guidelines), assim como todas as recomendações e regulamanetaçãos nacionais e europeias. A AIBILI é ainda certificada pela ISO 9001:2015 para todas as suas atividades.
A AIBILI é o Centro Coordenador da Rede Europeia de Centros de Investigação Clínica em Oftalmologia, EVICR.net - European Vision Institute Clinical Research Network, que reúne 96 Centros de 16 países.

Centro Hospitalar Barreiro-Montijo

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 212147300
  • Website: https://www.chbm.min-saude.pt
  • Areas: Cardiologia; Oncologia; Doenças infecciosas; Gastrenterologia; Neurologia; Saúde Mental; Medicina Física e Reabilitação; Governança Clínica; Transformação Digital em Cuidados de Saúde
  • Address: Avenida Movimento das Forças Armadas2834-003 Barreiro Portugal
  • Country: Portugal
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo foi criado a 1 de novembro de 2009, através do Decreto-lei n.º 280/2009, e integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital do Montijo. Tem mais de 30 valências clínicas, prestando assistência ao nível do Internamento, Consulta Externa, Urgência, Hospital de Dia, Assistência Domiciliária e assegurando, praticamente, todos os Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica daí decorrentes. Com uma área de influência que engloba os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, a Instituição serve uma população de mais de 213 mil habitantes.

Missão
O Centro Hospitalar tem como missão a prestação de cuidados de saúde diferenciados a todos os cidadãos no âmbito das responsabilidades e capacidades das unidades hospitalares que o integram, Hospital de Nossa Senhora do Rosário e Hospital do Montijo, dando execução às definições de política de saúde a nível nacional e regional, aos planos estratégicos e decisões superiormente aprovados.

Visão
Ser um hospital de excelência para a comunidade e uma referência nacional.

Valores
Humanização e não discriminação;
Respeito pela dignidade individual de cada doente;
Atualização face aos avanços da investigação e da ciência;
Excelência técnico-profissional;
Ética profissional;
Promoção da multidisciplinaridade;
Respeito pelo Ambiente.

Em Outubro de 2020, foi nomeado um grupo de trabalho multidisciplinar para a criação da Unidade de Investigação Clínica, com o objetivo de promover investigação clínica no Centro Hospitalar.

Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 256379733
  • Website: http://www.chedv.min-saude.pt
  • Areas: Oncologia; Cardiologia (Doença Coronária e Insuficiência Cardíaca); Doenças neurológicas - Demências, Esclerose Múltipla, AVC, Distúrbios do Movimento; Patologias gastroenterológicas - doenças inflamatórias intestinais; Doenças Cardiovasculares - Doença Coronariana, Insuficiência Cardíaca; Doenças infecciosas - COVID19; Doenças urológicas; Dispositivos médicos; Medicina Translacional e Regenerativa; Doenças reumatológicas Doenças oftalmológicas - Retinopatias, Degeneração Macular Alergologia Pediátrica Cirurgia bariatria
  • Address: R. Dr. Cândido de Pinho4520-211 Santa Maria da Feira Portugal
  • Country: Portugal
O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E.P.E., com sede em Santa Maria da Feira, foi criado na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 27/2009, de 27 de janeiro, agrupando o Hospital de São Sebastião, E.P.E. (Santa Maria da Feira), o Hospital Distrital de São João da Madeira e o Hospital São Miguel (Oliveira de Azeméis), com efeitos a partir de 1 de fevereiro de 2009. O Centro Hospitalar passou a ser responsável pela prestação de cuidados de saúde a uma população que ronda os 340.000 habitantes, residente nos concelhos de Santa Maria da Feira, Arouca, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Ovar e Castelo de Paiva (algumas freguesias).
Com a criação do Centro Hospitalar foram estabelecidas as condições necessárias para uma melhor articulação entre as unidades hospitalares da parte norte do Distrito de Aveiro, melhorando a acessibilidade às consultas externas das diversas especialidades e facilitando a gestão das listas de espera cirúrgicas. Por outro lado, veio proporcionar uma maior racionalização nos recursos humanos e materiais disponíveis.
Neste sítio, para além da divulgação dos aspetos relacionados com a organização e o funcionamento do Centro Hospitalar apresenta-se um conjunto de informações dirigidas em especial aos utentes, fundamentalmente quando são prestados cuidados de saúde nas consultas externas, na urgência e no internamento

Centro Hospitalar de Leiria

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 24481700 (4002)
  • Website: http://www.chleiria.pt/ci/
  • Areas: Doenças do foro oncológico – Medicamentos antineoplásicos e imunomoduladores; Doenças auto-imunes – Medicamentos imunomoduladores; Diabetes e doenças endócrinas; Doenças neurológicas (incluindo demências) – Medicamentos que agem no Sistema Nervoso Central; Doenças do foro urológico; Doenças lisossomais de sobrecarga; Doenças cardiovasculares (Doença Coronária, Insuficiência Cardíaca e Doença Cerebrovascular) – Medicamentos que atuam no sistema cardio-vascular, hipertensão e risco cardiovascular; Doenças respiratórias – Medicamentos que atuam no sistema respiratório; Doenças infeciosas – Medicamentos anti-infeciosos; Medicamentos que atuam no sangue e sistemas hematopoiéticos; Doenças nefrológicas; Dispositivos médicos; Patologias do foro gastrenterológico – Medicamentos com indicação gastrointestinal, metabólica e imunomoduladores; Medicina de precisão; Medicina translacional e regenerativa; Medicina preventiva e envelhecimento saudável; Real world evidence; Inteligência artificial.
  • Address: Rua das Olhalvas, Pousos2410-197 Leiria Portugal
  • Country: Portugal
O Centro de Investigação (CI) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), E.P.E., é um órgão que visa a promoção e coordenação de estudos e projetos de investigação nos diversos domínios do conhecimento, a realizar no CHL. O CI tem como missão coordenar e dinamizar a realização das atividades de investigação realizadas na instituição, criando os instrumentos necessários ao desenvolvimento de projetos locais, bem como ao estabelecimento de parcerias com entidades externas ao CHL.
As nossas competências:
Organizar, promover, acompanhar e divulgar os estudos e projetos de investigação realizados no CHL e implementar e manter atualizada uma base de dados relativa aos projetos de investigação, ensaios clínicos, trabalhos, apresentações, e questionários aplicados no CHL, ou desenvolvidos por profissionais do CHL no âmbito da sua qualificação;
Validar e submeter os pedidos de aprovação de estudos de investigação clínica ao conselho de administração e à comissão de ética do CHL (quando aplicável);
Apoiar as equipas clínicas e não clínicas afetas aos estudos de investigação, em todas as matérias administrativas e logísticas diretamente relacionadas com os mesmos, designadamente no que respeita ao financiamento dos projetos e às auditorias externas;
Dinamizar a constituição de grupos de investigação, a realização de projetos de investigação e de ensaios clínicos;
Estimular a cooperação científica interinstitucional nacional e estrangeira.
Propor ao conselho de administração o estabelecimento de protocolos com entidades externas, tendo como objetivo o apoio à investigação realizada na instituição;
Divulgar fontes de financiamento externo para investigação científica à comunidade de investigadores do CHL e apoiar candidaturas a financiamento externo. São membros associados do CI, todos os investigadores integrados, ou não, em equipas clínicas e não clínicas ou grupos de investigação afetos a estudos ou projetos de investigação, em curso no CHL.

Centro Hospitalar de Setúbal

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351265549000
  • Website: https://www.chs.min-saude.pt
  • Areas: Oncologia; Cardiologia (Doença Coronária e Insuficiência Cardíaca); Neurologia; Gastrenterologia; Hipertensão e Risco Cardiovascular; Doenças Lisossomais de Sobrecarga; Pneumologia.
  • Address: Rua Camilo Castelo Branco2910-446 Setúbal Portugal
  • Country: Portugal
O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) foi constituído na sequência da publicação em Diário da República do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, e resulta da fusão do Hospital de São Bernardo (HSB) com o Hospital Ortopédico Sant’Iago do Outão (HOSO).
É uma entidade coletiva de natureza empresarial, de direito público e dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. O regime jurídico aplicável é o das entidades públicas empresariais e respetivos estatutos, atuando de acordo com a moldura normativa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nos termos estabelecidos no Regulamento Interno da instituição.
O CHS tem como missão “a promoção da saúde a todos os cidadãos no âmbito das responsabilidades e capacidades dos hospitais que o compõem, prestando cuidados de saúde especializados, com respeito pela dignidade dos doentes, e estimulando o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, num quadro de qualidade, eficiência e eficácia organizativa”.
O CHS está organizado numa lógica departamental (Cirurgia, Medicina, Anestesiologia, Mulher e Criança, Psiquiatria e Saúde Mental, Aparelho Locomotor e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica), os quais são apoiados pelos Serviços de Suporte à Ação Médica e de Apoio Geral e Logística.
A actividade assistencial realizada por esta unidade hospitalar é desenvolvida em regime de complementaridade com as outras unidades hospitalares localizadas na Península de Setúbal – o Hospital Garcia de Orta e o Centro Hospitalar Barreiro Montijo e, na vertente dos cuidados de saúde primários, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida.
Em termos de área de influência, o CHS constitui a referência hospitalar para:
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (abrangendo os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira) no âmbito das especialidades de Cardiologia, Infecciologia, Neurologia, Obstetrícia, Psiquiatria e Saúde Mental;
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo e o Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho, na vertente da Cardiologia – Hemodinâmica e Nefrologia;
Os Agrupamentos de Centros de Saúde Arco Ribeirinho e Almada-Seixal, ao nível das especialidades de Estomatologia e Imunoalergologia.

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351259300500
  • Website: https://www.chtmad.min-saude.pt/
  • Areas: Oncologia; Cardiologia (Doença Coronária e Insuficiência Cardíaca); Neurologia; Gastrenterologia; Hipertensão e Risco Cardiovascular; Hepatologia Pneumologia. Pediatria Urologia Cirurgia On Going
  • Address: avenida da Noruega Lordelo CP:5000-508 Vila Real
  • Country: Portugal
“O Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro (CHTMAD) inclui as unidades hospitalares de Vila Real (sede social), Chaves, Lamego e uma unidade de Cuidados Paliativos em Vila Pouca de Aguiar.
É o maior centro hospitalar do país, no que à área geográfica diz respeito. Serve uma população de referenciação direta de cerca de 300 mil habitantes, correspondente a 22 concelhos dos distritos de Vila Real, Chaves e Lamego. Se consideramos a população servida pela ULS Nordeste, que referencia para o CHTMAD em algumas especialidades, prestamos cuidados de saúde a quase meio milhão de habitantes (referenciação direta e indireta, incluindo 12 concelhos do distrito de Bragança.
Tem 3 serviços de urgência (polivalente em Vila Real, médico-cirúrgica em Chaves e básica em Lamego), 575 camas de internamento (sem berços) e 33 especialidades médicas.
A sua missão é prestar cuidados de saúde direcionados às necessidades da população, proporcionando-lhe longevidade com qualidade de vida, através de uma resposta equitativa, atempada, rigorosa, eficiente e humanizada, fomentando também a formação e realização profissional dos seus colaboradores. A visão é constituir-se como uma unidade de saúde de excelência e indutora de desenvolvimento sustentável com elevado sentido de pertença dos seus clientes e profissionais.
A população servida pelo CHTMAD é das mais envelhecidas do país, geograficamente mais dispersa e com um rendimento per capita mais baixo. Paralelamente, o grau de literacia para a saúde é tendencialmente baixo.
No sentido de se aproximar dos seus utentes, e sempre numa perspetiva de humanizar os cuidados, o CHTMAD tem vindo a alargar a oferta de especialidades médicas nas 3 unidades, a adquirir equipamentos e tecnologias que permitam que o utente faça toda a investigação e tratamento no CHTMAD, evitando deslocações a outros hospitais, e ainda a modernizar e requalificar as suas instalações.
Consciente de que a maior riqueza das instituições são as pessoas, tem apostado na formação dos seus profissionais e no crescimento do sentimento de que são parte integrante e fundamental da instituição. Para tentar contrariar a dificuldade em fixar profissionais no interior do país, o CHTMAD tem apostado no desenvolvimento de projetos inovadores que promovem a melhoria dos cuidados e a qualidade de vida dos seus utentes e, ao mesmo tempo, permitem a realização profissional dos seus colaboradores.
Ao nível pré-graduado colabora com múltiplas instituições de ensino, na formação de alunos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, etc.
Tem internos de formação específica em 19 especialidades médicas e vários Doutorados e Doutorandos.
A investigação clínica é uma parte estruturante do CHTMAD, realizando ensaios clínicos desde 2008, por iniciativa do investigador ou dos diversos promotores e mantendo um estreito relacionamento com várias instituições de ensino superior, quer locais quer nacionais.
A tríade atividade assistencial, docência e investigação é fulcral no desenvolvimento das instituições que se dedicam à prestação de cuidados de saúde às populações. Estas atividades são muito mais do que a soma das suas partes, constituindo-se como verdadeiras alavancas destas instituições. A atividade assistencial proporciona a oportunidade para investigar e aplicar a investigação; a investigação promove a atração de talento; a docência permite a transmissão do conhecimento centrada no paciente.
É desígnio do CHTMAD praticar uma medicina centrada no doente, mediante práticas que sejam o standard of care; aumentar a investigação clínica; criar condições ótimas para a fixação de profissionais; e colaborar com as instituições de saúde e de ensino locais, constituindo-se como uma instituição simultaneamente assistencial, docente e de investigação.

Centro Hospitalar do Baixo Vouga

  • Email: [email protected]
  • Telephone: 932064106
  • Website: https://www.chbv.min-saude.pt
  • Areas: Doenças do foro oncológico – Medicamentos antineoplásicos e imunomoduladores; Doenças auto-imunes – Medicamentos imunomoduladores; Diabetes e doenças endócrinas; Doenças neurológicas (incluindo demências) – Medicamentos que agem no Sistema Nervoso Central; Doenças do foro urológico; Doenças lisossomais de sobrecarga; Doenças cardiovasculares (Doença Coronária, Insuficiência Cardíaca e Doença Cerebrovascular) – Medicamentos que atuam no sistema cardio-vascular, hipertensão e risco cardiovascular; Doenças respiratórias – Medicamentos que atuam no sistema respiratório; Doenças infeciosas – Medicamentos anti-infeciosos; Medicamentos que atuam no sangue e sistemas hematopoiéticos; Doenças nefrológicas; Dispositivos médicos; Patologias do foro gastrenterológico – Medicamentos com indicação gastrointestinal, metabólica e imunomoduladores; Medicina de precisão; Medicina translacional e regenerativa; Medicina preventiva e envelhecimento saudável; Real world evidence; Inteligência artificial.
  • Address: Av. Artur Ravara3810-164 Aveiro Portugal
  • Country: Portugal
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) é uma entidade pública empresarial do Serviço Nacional de Saúde criada em 2012 e da qual fazem parte três unidades hospitalares:
Hospital Infante D. Pedro, E.P.E. (Aveiro): Sede Social do CHBV;
Hospital Distrital de Águeda;
Hospital Visconde de Salreu (Estarreja).
MISSÃO do CHBV: contribuir para a saúde e bem-estar através da prestação de cuidados de qualidade a cada utente, de práticas clinicas integradas, da formação e da investigação.
O CHBV, EPE é membro fundador co CAC Egas Moniz.

Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E.

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 261319300
  • Website: https://www.choeste.min-saude.pt
  • Areas: Oncologia; Doenças Metabólicas; Neurologia; Saúde Mental; Pneumologia; Cardiologia; Medicina Física e Reabilitação; Dispositivos Médicos; Eficiência dos processos institucionais em saúde; Governança Clínica; Outros.
  • Address: Rua Dr. Aurélio Ricardo Belo2560-324 Torres Vedras
  • Country: Portugal
O Centro Hospitalar do Oeste, criado em 2012, resultou da fusão entre os anteriores Centro Hospitalar Oeste Norte e o Centro Hospitalar de Torres Vedras. Este novo Centro Hospitalar veio dar início a uma fusão que integrou a zona norte e zona sul da região do Oeste. Em 2018, verificou-se a transformação do Centro Hospitalar do Oeste numa entidade pública empresarial, através da alteração do seu estatuto jurídico (Decreto-Lei n.º 44/2018, de 18 de junho), com efeito a partir do dia 1 de julho.
O Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E. (CHO, E.P.E.) tem como missão "prestar cuidados de saúde com rigor e excelência técnica, científica e organizativa, com ética profissional e justiça social, assegurando a cada doente os cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e uma eficiente utilização dos recursos disponíveis".
O Centro de Investigação do CHO, E.P.E. foi constituído e implementado ao abrigo do Despacho n.º 7216/2015, de 24 de junho. Trata-se de um serviço que procura garantir o cumprimento dos seguintes objectivos:
Promover o desenvolvimento de investigação científica;
Promover as boas práticas em investigação;
Dar apoio ao desenho e submissão de estudos;
Dar apoio à análise de dados e publicação científica;
Apoiar candidaturas a financiamento externo;
Estabelecer colaborações entre investigadores e com parceiros externos;
Procurar transpor a actividade de investigação para a melhoria da prática clínica diária.

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 239400477
  • Website: https://www.chuc.min-saude.pt
  • Areas: Doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, doença coronária, acidente vascular cerebral (AVC) Doenças neurológicas: demência, doenças desmielinizantes Doenças endócrinas e metabólicas Oncologia: cancro do pulmão, hemato-oncologia, oncologia urológica Pediatria: autismo, oncologia pediátrica Doenças respiratórias: asma, doença pulmonar obstrutiva crónica, doenças do interstício pulmonar Oftalmologia: doenças da retina Doenças autoimunes Doença inflamatória intestinal Doenças ginecológicas Doenças renais Doenças da pele: melanoma
  • Address: Centro Hospitalar e Universitário de CoimbraPraceta Prof. Mota Pinto3004-561 Coimbra, Portugal
  • Country: Portugal
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) oferece cuidados especializados em todas as áreas da saúde, desde o pré-natal até ao idoso, correspondendo a todo o ciclo de vida da pessoa e da família. A investigação clínica e translacional é um dos componentes da nossa missão e uma das nossas prioridades.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) é a maior instituição de saúde em Portugal. É constituído por dois hospitais generalistas (Hospitais da Universidade de Coimbra e Hospital Geral), o Hospital Pediátrico de Coimbra, duas maternidades (Maternidade Bissaya Barreto e Maternidade Daniel de Matos) e um hospital psiquiátrico (Hospital Psiquiátrico Sobral Cid). Oferece cuidados especializados em todas as áreas da saúde, desde o pré-natal até ao idoso, correspondendo a todo o ciclo de vida da pessoa e da família.
O CHUC atua simultaneamente como centro de proximidade para a população do distrito de Coimbra e como unidade terciária de referência da Região Centro, com cerca de dois milhões de habitantes. Em 2021, é sede de 18 centros de referência reconhecidos (o maior número em Portugal) e participa em 10 redes de referência europeias (o maior número na Península Ibérica, a par com o hospital Vall d'Hebron, em Barcelona).
O nosso principal objetivo é a prestação de cuidados de excelência, centrados na pessoa e associados ao ensino pré e pós-graduado e à melhor investigação em saúde. A investigação clínica e translacional é um dos componentes da nossa missão e uma das nossas prioridades. A Unidade de Inovação e Desenvolvimento (UID) responsabiliza-se pela promoção e gestão da investigação no CHUC, dispondo de uma Direção, assistentes técnicos, gestor de projetos e coordenadores de estudos clínicos (atualmente 8 profissionais) que apoiam os investigadores na atração, submissão e desenvolvimento dos estudos clínicos e de translação. A atividade decorre em todos os polos do Centro Hospitalar tendo sede em edifício próprio recuperado para este efeito.
Em 2019 existiam 126 ensaios ativos no CHUC correspondendo a 826 doentes. Pretendemos incrementar esta atividade, apostando em novos centros estratégicos, como a Oftalmologia e a Pediatria. Pela capacidade e empenho dos colaboradores, o CHUC é atualmente uma referência nacional na área da inovação em serviços de saúde. A 31 de dezembro de 2020 o CHUC era parceiro em 21 projetos em curso com financiamento internacional. As áreas com maior expressão são as doenças neurológicas e cardiovasculares, mas estes projetos incluem outras áreas como a anestesiologia, doenças pulmonares, doenças da visão e doenças endócrinas.
A nossa instituição apresenta uma ligação desde a sua génese à Universidade de Coimbra (UC) e à Faculdade de Medicina (FMUC), uma das mais antigas e prestigiadas da Europa. O CHUC e a UC uniram-se no consórcio Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC), que visa aproveitar sinergias e criar parcerias estratégicas, introduzir programas inovadores, promover uma cultura de excelência clínica e científica e de promoção da qualidade dos cuidados. Este consórcio (Coimbra Health) é membro da M8 Alliance, uma rede colaborativa de centros académicos, universidades e academias de nível mundial que tem como missão principal a melhoria da saúde global (medicina, investigação e prestação de cuidados) e o desenvolvimento de soluções cientificamente comprovadas para os desafios da saúde do mundo.

Centro Hospitalar Lisboa Central

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 213596402
  • Website: https://www.chlc.min-saude.pt
  • Areas: Neurologia; Neurologia Pediátrica; Otorrinolaringologia; Doenças Metabólicas; Oncologia; Oncologia Pediátrica; Cardiologia; Cardiologia Pediátrica; Pneumologia; Oftalmologia; Gastroenterologia; Dermato-Venereologia; Hematologia; Hematologia Pediátrica; Nefrologia; Infeciologia; Imunoalergologia; Urologia
  • Address: Centro de InvestigaçãoHospital Dona EstefâniaRua Jacinta Marto1169-045 Lisboa
  • Country: Portugal
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, E.P.E. (CHULC) é uma unidade de saúde integrada, constituída por seis hospitais localizados na cidade de Lisboa: Hospital São José, Hospital Curry Cabral, Hospital Santa Marta, Hospital Santo António dos Capuchos, Hospital Dona Estefânia e Maternidade Dr. Alfredo da Costa.
O CHULC, E.P.E. tem por missão prestar cuidados de saúde diferenciados, em articulação com as demais unidades prestadoras de cuidados de saúde integradas no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A atividade do CHULC, E.P.E., assegura a cada doente cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e numa eficiente utilização dos recursos disponíveis, abrangendo, ainda, as áreas de investigação, ensino, prevenção e continuidade de cuidados, conforme o primado do doente.
O CHULC, E.P.E. tem reconhecidos atualmente 17 Centros de Referência, são eles: Epilepsia Refratária, Oncologia Pediátrica, Implantes Cocleares, Doenças Hereditárias Metabolismo, Fibrose Quística; Transplante Pulmonar, Cardiologia intervenção Estrutural, Cardiopatias Congénitas, Transplante de Coração, ECMO, Transplante do Pâncreas, Transplante Hepático, Transplante do Rim, Cancro do Recto, Cancro Hepatobilio-pancreático, Neurorradiologia de intervenção na doença Cerebrovascular e Coagulopatias Congénitas. Os mesmos centram a sua ação na assistência diferenciada aos utentes com patologias especificas, utilizando os recursos humanos e técnicos disponíveis e mais atualizados, garantindo a acessibilidade, eficácia, segurança e excelência dos cuidados prestados obedecendo aos mais elevados padrões éticos e científicos, permitindo assim conduzir formação pós-graduada e investigação científica nas respetivas áreas médicas.
Relativamente à investigação Clínica, o Centro de Investigação foi criado com a missão promover investigação de qualidade, de modo sustentado e organizado, nas unidades hospitalares que integram o CHULC, E.P.E. Criado em 2009, o Centro de Investigação apoia todos os profissionais do CHULC, E.P.E, envolvidos na investigação em saúde. É reconhecido que a investigação e a inovação potenciam as áreas de Medicina e Biologia, Saúde Mental, Sociologia, Ensino e Inovação Biomédica, repercutindo-se positivamente na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos utentes.

Centro Hospitalar Lisboa Ocidental

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 210 431 479 / +351 210 432 095
  • Website: https://www.chlo.min-saude.pt/
  • Areas: Cardiologia Cardiologia Pediátrica Cirurgia Cardiotorácica Cuidados Intensivos Cirurgia Vascular Dermatologia Doenças Infeciosas Endocrinologia Gastrenterologia Hematologia / Imunohemoterapia Neurologia Nefrologia Obstetrícia e Ginecologia Oncologia Pediatria Pneumologia Reumatologia Urologia
  • Address: Departamento de Investigação ClínicaEstrada do Forte do Alto do DuqueEdifício Materno-InfantilPiso 21449-005 Lisboa Portugal
  • Country: Portugal
Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) is composed by three hospitals in the western region of Lisbon, Egas Moniz Hospital, São Francisco Xavier Hospital and Santa Cruz Hospital, that together offer specialized care on all areas of medicine. Clinical and translational research are considered priorities in our mission alongside excellence in clinical care. Patients are regularly invited to participate in observational studies and clinical trials allowing access to innovation and specialized care, but, in fact, patients do represent, more than customers, real partners in the process of clinical research. Good clinical practice principles have been disseminated in all departments of the center and medical doctors that start residency have mandatory clinical research training. A longstanding relation with Nova Medical School dictated a partnership with Nova CRU that assures Clinical Coordination in the different departments.
Departamento de Investigação Clínica is responsible for the organization of all procedures related with clinical research including:
To promote, monitor and disseminate studies and research projects carried out in the center
To submit all clinical study and projects applications to the Administration Board and to the Hospital Ethics Committee
To support all investigator driven clinical research projects, including financing administration and management of external audits
To help investigators with all research activities, including feasibility, conduction of study visits, data entry and query resolution
To support the process of documentation collection for study submissions and completion of financial agrrements.
To encourage the establishment of research groups, including interaction with fundamental investigators aiming at translational research
To stimulate national and foreign institutional scientific cooperation, as well as help in establishing protocols with external entities
To act as a consultant to the Administration Board in all clinical research issues, including advice in finantial support and research grants / prizes

Centro Hospitalar Universitário de São João

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 225512100
  • Website: https://portal-chsj.min-saude.pt/
  • Areas: Cardiologia (Doença Coronária e Insuficiência Cardíaca) Doenças Lisossomais de Sobrecarga Gastrenterologia Hipertensão e Risco Cardiovascular Imunohemoterapia Neurologia (Esclerose Múltipla e outras doenças desmielinizantes, Doença Vascular Cerebral, Epilepsia, Alzheimer, Parkinson) Oftalmologia Oncologia Pediatria Pneumologia Reumatologia
  • Address: Alameda Professor Hernâni Monteiro4200-319 Porto
  • Country: Portugal
O Centro Hospitalar Universitário São João pretende ser um exemplo na prestação de cuidados de saúde a nível nacional e internacional, com uma perspectiva de crescimento sustentável, comprometimento, sentido de mudança e diferenciação, ambicionando a criação de valor para todos os seus públicos tornando-se a marca de referência no setor da saúde.A missão do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) assenta em três grandes vertentes: assistência clínica, ensino e investigação.Os ensaios clínicos são uma atividade de grande relevância para o CHUSJ, que pretende desta forma oferecer aos seus utentes a possibilidade de aceder precocemente a terapêuticas inovadoras, contribuindo também para a sociedade em geral, ao colaborar no processo que permite estabelecer a segurança e eficácia de novos tratamentos.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) tem uma área de abrangência que se estende do extremo norte do país até à região centro, sendo a unidade de saúde de referência (primária e secundária) para cerca de 3 milhões de pessoas, primariamente cerca de 330 mil.
O CHUSJ tem como missão prestar os melhores cuidados de saúde, com elevados níveis de competência, excelência e rigor, fomentando a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitando sempre o princípio da humanização e promovendo o orgulho e sentimento de pertença de todos os profissionais.
Tem como visão ser o exemplo na prestação de cuidados de saúde ao nível nacional e internacional, com uma perspetiva de crescimento sustentável, comprometimento, sentido de mudança e diferenciação, ambicionando a criação de valor para todos os seus públicos tornando-se a marca referência no setor da saúde.
A comemoração do cinquentenário do CHUSJ marcou uma renovação na cultura institucional que implicou, para além da sua requalificação infraestrutural, uma viragem ao nível do recurso às novas tecnologias no sentido de aperfeiçoar o contacto com o utente, a gestão de recursos e a atividade assistencial.
Os avanços tecnológicos ao serviço dos cuidados de saúde prestados, da gestão dos mesmos e da interação da instituição com o público-alvo, têm-se refletido nos indicadores de gestão apresentados há vários anos consecutivos, nos reconhecimentos arrecadados ao nível da qualidade da atividade assistencial traduzida nos vários rankings anuais.
A persecução da inovação e da excelência do serviço prestado é uma preocupação constante que origina projetos diferenciadores em numerosas áreas de intervenção do CHUSJ, que vão desde à investigação à atividade assistencial. O CHUSJ privilegia a articulação e estreita colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no âmbito da formação pré e pós-graduada, investigação científica e atividade clínica, nos termos previstos no Protocolo de Colaboração homologado pelos ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, bem como na legislação aplicável aos Centros Académicos Clínicos.
No exercício da sua atividade o CHUSJ e os profissionais que constituem a sua equipa de trabalho observam e orientam-se pelos seguintes valores e princípios:
1. Valores:· Competência· Humanismo· Paixão· Rigor· Transparência· União· Solidariedade· Ambição
2. Princípios:· Reconhecimento da dignidade e do caráter singular de cada pessoa que o habita· Centralidade do doente e promoção da saúde na comunidade· Postura e prática com elevados padrões éticos· Respeito pela natureza e procura de práticas ecologicamente sustentáveis

Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 275 330 000
  • Website: http://www.chcbeira.min-saude.pt
  • Areas: Cardiologia; Gastroenterologia; Doenças Metabólicas; Neurologia; Saúde Mental; Pneumologia; Diabetes; Dispositivos Médicos; COVID; Medicina intensiva; Coagulação; Reumatologia
  • Address: Alameda Pêro da Covilhã6200-251 Covilhã Portugal
  • Country: Portugal
MissãoPrestar cuidados de saúde com eficiência, qualidade, em tempo útil e a custos socialmente comportáveis, à população da sua área de influência, e a todos os cidadãos em geral; desenvolver ensino de alta qualidade como Hospital Nuclear da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (Protocolo nº 11/2001, publicado em Diário da República, II Série de 16 de abril de 2001); e participar no ensino pré e pós graduado, em colaboração com as Escolas Superiores de Enfermagem e Escolas Superiores de Tecnologia de Saúde, proporcionando um ensino de excelência nas várias áreas de prestação de cuidados de saúde.
VisãoO CHUCB é uma unidade do Serviço Nacional de Saúde português que se assume como unidade hospitalar moderna e inovadora, sendo uma instituição de referência na prestação de cuidados de saúde de excelência às populações residentes nos concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte e Penamacor.
PrincípiosLegalidade, Igualdade, Proporcionalidade, Colaboração e da Boa Fé; Humanismo, tanto no relacionamento com os utentes, como com os colegas de trabalho; Respeito pela dignidade humana; Qualidade na ação, assegurando os melhores níveis de serviço e resultados; Competência e da responsabilidade.
ValoresA atitude centrada no doente e na promoção da saúde da comunidade, respeitando os valores do doente da família; a cultura de excelência técnica, científica e do conhecimento, como um valor a prosseguir continuamente; a cultura interna de multidisciplinaridade e de bom relacionamento no trabalho e a responsabilidade social, contribuindo para a otimização na utilização dos recursos e da capacidade instalada.
Tendo por base os seus princípios e valores, os quais estão difundidos entre os seus colaboradores, o CHUCB assume-se como uma Instituição de referência, pela qualidade das práticas clínicas e como um centro integrado de prestação de cuidados e de promoção de competências, na investigação e no ensino das ciências da saúde.
O trabalho contínuo pela qualidade pretende contribuir para “uma Instituição de referência a nível regional e nacional, pela qualidade na prestação dos cuidados de saúde e pelo seu contributo para a investigação e o ensino na área da saúde“.

Centro Hospitalar Universitário do Algarve

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) é a única instituição pública hospitalar no Algarve. Enquanto entidade pública empresarial, integra o sector público empresarial, tendo sido criado em 2013, por fusão e consequente extinção do Hospital de Faro e do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, e em 2017 integrou o Centro de Medicina e Reabilitação do Sul (CMRSul) e reforçou o papel do consórcio com a Universidade do Algarve relativa ao Mestrado Integrado em Medicina, no quadro do centro académico Algarve Biomedical Center (formalmente: Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve). O CHUA responde, no quadro do SNS, maioritariamente às necessidades de saúde da população residente na região do Algarve e, nalgumas valências, no Sul do Alentejo. Encontra-se, presente ao longo de todo o território Algarvio, distando a Unidade Hospitalar de Lagos e o seu Serviço de Urgência Básico (SUB) cerca de 140 km do SUB de Vila Real de Santo António e este dista 60 Km da sede do respetivo polo hospitalar. As suas duas maiores e mais diferenciadas unidades hospitalares são a de Faro e Portimão, que distam cerca de 70 km entre si, e cerca de 300 km dos demais hospitais que lhe servem de referência. O CHUA assiste no Algarve a 467.495 habitantes (Censos, 2021), acrescendo, no pico sazonal turístico, largas centenas de milhares de pessoas. O CMRSul, que integra o CHUA, serve adicionalmente parte do Alentejo, num total próximo dos 580 mil residentes – Algarve e parte do distrito de Beja – (INE, 2020).
O CHUA é composto por seis unidades de saúde com capacidade de internamento - Hospital e Unidade de Saúde Mental de Faro, Hospital de Portimão e Hospital de Lagos, Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul e Unidade de Convalescença de Loulé, com carteiras de serviços específicas que se completam entre si, e ainda 15 lugares de Hospitalização Domiciliária que garantem resposta nesta valência assistencial em Faro e Portimão. Às unidades de saúde referidas acrescem quatro serviços de urgência básica (SUB) sediados em Albufeira, Lagos, Loulé, e Vila Real de Santo António.
A missão do CHUA consiste em prestar os melhores cuidados de saúde diferenciados nas regiões que integra, com elevado nível de rigor, competência e excelência, estimulando a formação pré e pós graduada e a investigação. Neste âmbito, dispõe do Departamento de Ensino, Inovação e Investigação (DEII) para promover a investigação com reconhecimento a nível internacional e assim contribuir para o bem-estar da sociedade e a melhoria da saúde na região onde se insere, através da contínua aquisição e aplicação de novos conhecimentos adquiridos a partir de evidências científicas. Os valores do CHUA estão assentes na humanização dos cuidados e equidade no acesso aos mesmos, dedicação, empenho, competência, excelência e rigor, assim como na promoção do espírito de equipa e pertença institucional de todos os profissionais e no respeito pelos princípios éticos, dignidade humana, direitos dos utentes e por elevados padrões de segurança e qualidade assistencial. Visa ser um exemplo na prestação de cuidados de saúde, evoluindo numa perspetiva de crescimento sustentável, compromisso, sentido de mudança e diferenciação, ambicionando a criação de valor para todos os seus utentes, tornando-se uma marca de referência no setor da saúde.

Centro Hospitalar Universitário do Porto

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 222 077 500
  • Website: https://www.chporto.pt/
  • Areas: Neurociências, Imunologia, Oftalmologia Oncologia, Hematologia Doenças Sistémicas, Infeciosas, Renais e Amiloidoses Genética Humana, Doenças Raras do Metabolismo Transplantação de órgãos Cirurgia Hépato-biliar e do Cólon Cuidados Intensivos e Anestesiologia Acreditação Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS)
  • Address: Largo Prof. Abel Salazar4099-0 01 Porto
  • Country: Portugal
O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) é um dos principais hospitais universitários de Portugal, abrangendo todas as áreas da saúde, ensino e investigação. O centro hospitalar está estruturado como um campo universitário, contando com o apoio do Hospital de Santo António, dedicado às doenças multissistémicas e infecciosas, do Centro Materno-Infantil do Norte, dedicado à saúde da mulher e criança, e do Centro de Genética Médica, especializado em doenças genéticas. O CHUPorto tem uma capacidade instalada para 848 camas, 46 camas no Hospital de Dia, 35 quartos cirúrgicos e 32 camas na Unidade de Cuidados Intensivos. É o hospital afiliado do Mestrado em Medicina do ICBAS, da Universidade do Porto, e oferece estágios em todas as especialidades médicas. O Departamento de Educação, Formação e Investigação (DEFI) do CHUPorto apoia os investigadores clínicos que trabalham em parceria com o meio académico, agências de financiamento e indústria. O DEFI gere 130 ensaios clínicos de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos e estudos observacionais por ano, coordenando e fornecendo financiamento e verbas, com o objetivo de oferecer aos doentes a oportunidade de participar em investigação clínica de alta qualidade, com ênfase em estudos interventivos. O CHUPorto é parceiro da Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN), em articulação com a sua congénere europeia ECRIN. O nível de especialização do centro hospitalar, a elevada competência em cuidados clínicos e a capacidade de investigação resultaram na implementação de dezasseis centros de referência nacionais e na inclusão do CHUPorto em oito redes europeias de doenças raras.

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 217805000
  • Website: https://www.chln.min-saude.pt/
  • Areas: Oncologia; Cardiologia; Neurologia; Gastrenterologia e Hepatologia; Dermatologia; Pneumologia; Reumatologia e doenças metabólicas; Pediatria; Doenças Infeciosas; Hematologia e Transplantação de Medula; Nefrologia e Transplantação Renal; Imunoalergologia.
  • Address: Av. Prof. Egas Moniz MB1649-028 Lisboa Portugal
  • Country: Portugal
O Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML) possui um potencial de promoção da investigação clínica e de translação único que resulta da conjugação das capacidades das três instituições (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, CHULN; Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, FMUL; Instituto de Medicina Molecular- João Lobo Antunes, IMM) que o constituem e do reconhecido mérito internacional de muitos dos seus investigadores.Localizado no CHULN, Hospital de Santa Maria, o Centro de Investigação Clínica do CAML tem como objetivo promover e facilitar o desenvolvimento da investigação clínica no âmbito do CAML, melhorar o conhecimento científico, biomédico e clínico no CHULN, a internacionalização e a captação de fundos para investigação, a visibilidade do CHULN enquanto centro de estudos clínicos, bem como as parcerias com outras instituições.

Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351227865100
  • Website: https://www.chvng.pt/
  • Areas: Oncologia; Cardiologia; TAVR (Transcatheter Aortic Valve Replacement); Eco 3D intracardíaca Reumatologia Gastrenterologia Pneumologia; Asma; DPOC; Pneumologia Oncológica Microcirurgia Reconstrutiva Acidente Vascular Cerebral Neurorradiologia de Intervenção Reabilitação
  • Address: Rua Conceição Fernandes S/N,4434-502 Vila Nova de Gaia
  • Country: Portugal
A nossa instituição - Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho é reconhecida pelo Serviço Nacional de Saúde como um centro de referência pela sua eficiência, responsabilidade social, sustentabilidade e inovação na prestação de cuidados de saúde. O nosso objetivo é potenciar o valor dos cuidados de saúde prestados à população através de um investimento constante na investigação clínica e formação pré e pós-graduada dos profissionais de saúde.

Centro Clínico Académico (2CA-Braga)

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 253027249
  • Website: https://ccabraga.org/
  • Areas: Doenças do foro oncológico – Medicamentos antineoplásicos e imunomoduladores; Doenças auto-imunes – Medicamentos imunomoduladores; Diabetes e doenças endócrinas; Doenças neurológicas (incluindo demências) – Medicamentos que agem no Sistema Nervoso Central; Doenças do foro urológico; Doenças cardiovasculares (Doença Coronária, Insuficiência Cardíaca e Doença Cerebrovascular) – Medicamentos que atuam no sistema cardio-vascular, hipertensão e risco cardiovascular; Doenças respiratórias – Medicamentos que atuam no sistema respiratório; Doenças infeciosas – Medicamentos anti-infeciosos; Medicamentos que atuam no sangue e sistemas hematopoiéticos; Doenças nefrológicas; Dispositivos médicos; Patologias do foro gastrenterológico – Medicamentos com indicação gastrointestinal, metabólica e imunomoduladores; Medicina de precisão; Medicina translacional e regenerativa; Medicina preventiva e envelhecimento saudável; Real world evidence; Inteligência artificial.
  • Address: Hospital de BragaSete Fontes – São Victor4710-243 Braga Portugal
  • Country: Portugal
O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga) é uma parceria sem fins lucrativos, que resulta de uma parceria entre a Universidade do Minho (UM), através da Escola de Medicina (EM) e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), o Hospital de Braga e o Hospital CUF-Porto.
Fundado em 2012 e sedeado no Hospital de Braga, o 2CA-Braga tem por objeto social o desenvolvimento da investigação clínica, enquadrada num ambiente de prestação de cuidados de saúde ​e de promoção e produção de conhecimento, de forma a potenciar cuidados clínicos mais efetivos, ​bem como a qualidade e eficiência assistencial.
A visão d​o 2CA-Braga é criar uma mudança de paradigma na área da saúde, que se reflita no aumento da capacidade dos profissionais de saúde captarem proactivamente os pacientes para um tipo de cuidado de saúde mais ajustável, bem como na monitorização adequada de um maior número de indivíduos. Para tal o 2CA-Braga promove projetos de investigação clínica, metodologias translacionais e ensaios clínicos, sediando as atividades de caráter científico na área das ciências da saúde e oferecendo serviços para a comunidade clínica e científica. O 2CA-Braga envolve-se ativamente numa cultura de disseminação do conhecimento gerado entre a comunidade científica, os profissionais de saúde e o público em geral, procurando garantir que os avanços da investigação médica resultam de benefícios clínicos diretos para os pacientes.
O 2CA-Braga disponibiliza uma infraestrutura própria, totalmente equipada, onde se realizam as consultas médicas, avaliação de enfermagem, colheita de amostras biológicas, aplicação de escalas/questionários, dispensa da medicação experimental, realização de meios complementares de diagnósticos, entre outros procedimentos clínicos, de forma a facilitar a avaliação clínica dos participantes. Paralelamente, o 2CA-Braga beneficia do apoio dos Serviços Ancilares através da Escola de Medicina da Universidade do Minho (Bioestatística, Desenho de Estudos Clínicos e Gestão de Dados) e do Hospital de Braga, E.P.E. (Patologia Clínica, Anatomia Patológica, Imagiologia, Medicina Nuclear, Serviços Farmacêuticos, entre outros). Esta rede de suporte trabalha em estreita proximidade com o investigador que fornece conhecimento, no desenvolvimento e teste da ideia/teoria, no suporte à análise, gestão de dados e à tecnologia de informação. Já os médicos são responsáveis por fornecer o conhecimento prático sobre questões clínicas relevantes, populações de estudo, intervenções viáveis ​​e pelo desenho do estudo. Assim, através de seus recursos integrados, o 2CA-Braga fornece uma contribuição direta à população.

CUF Academic Center

  • Email: [email protected]
  • Telephone: + 351210025100
  • Website: https://www.cuf.pt/cuf-academic-center
  • Areas: Doenças do foro oncológico – Medicamentos antineoplásicos e imunomoduladores; Doenças auto-imunes – Medicamentos imunomoduladores; Diabetes e doenças endócrinas; Doenças neurológicas (incluindo demências) – Medicamentos que agem no Sistema Nervoso Central; Doenças do foro urológico; Doenças lisossomais de sobrecarga; Doenças cardiovasculares (Doença Coronária, Insuficiência Cardíaca e Doença Cerebrovascular) – Medicamentos que atuam no sistema cardio-vascular, hipertensão e risco cardiovascular; Doenças respiratórias – Medicamentos que atuam no sistema respiratório; Doenças infeciosas – Medicamentos anti-infeciosos; Medicamentos que atuam no sangue e sistemas hematopoiéticos; Doenças nefrológicas; Dispositivos médicos; Patologias do foro gastrenterológico – Medicamentos com indicação gastrointestinal, metabólica e imunomoduladores; Medicina de precisão; Medicina translacional e regenerativa; Medicina preventiva e envelhecimento saudável; Real world evidence; Inteligência artificial.
  • Address: Av. do Forte nº3Edifício Suécia III - Piso 22790-073 Carnaxide
  • Country: Portugal
A CUF Academic Center assegura uma oferta altamente diferenciada nas áreas de Formação, Ensino, Investigação e Simulação em saúde.
Esta abordagem transversal e em permanente atualização garante aos profissionais de saúde um desenvolvimento sustentado das suas competências, com vista à melhoria contínua na prestação de cuidados de saúde.

Fundação Champalimaud

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 210480048
  • Website: https://fchampalimaud.org/
  • Areas: Neuropsiquiatria; Perturbações Obsessivo-Compulsivas; Obesidade; Cancro da Mama; Cancro Ginecológicos; Cancros Dermatológicos; Cancros do Pulmão; Cancros Digestivos; Cancro Colorrectal; Cancro do Pâncreas; Cancro da Próstata e Rims; Cancros Hemato-Oncológicos
  • Address: Av. Brasília1400-038 Lisboa Portugal
  • Country: Portugal
A Fundação D. Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud, foi criada por António de Sommer Champalimaud no seu testamento, sendo uma pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública que se rege pelos estatutos publicados em Diário da República de 21 de janeiro de 2005 e pela Lei Portuguesa.
A Fundação Champalimaud faz investigação em áreas de ponta e tem como prioridade estimular descobertas que beneficiem as pessoas, bem como patrocinar novos padrões de conhecimento.
É no Centro Champalimaud, em Lisboa, que desenvolve a sua atividade nas áreas das neurociências e do cancro, através de programas de investigação e da prestação de serviços clínicos de excelência, levando também a cabo, fora de portas, um programa de luta contra a cegueira.
Para prosseguir os seus objetivos de concretizar avanços científicos significativos, a Fundação Champalimaud adota a metodologia translacional, que estabelece uma ligação direta e de interdependência entre a investigação básica e a atividade clínica. Este é um dos seus princípios de atuação basilares e em que faz assentar a sua diferenciação.
Em última análise, o que pretende é promover a saúde e bem-estar da humanidade, procurando intervir ativamente na procura de soluções que aliviem o peso que a doença tem nas sociedades e no indivíduo.

A Fundação Champalimaud (FC) é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 2005 e dedicada ao desenvolvimento de programas avançados de investigação biomédicas e à prestação interdisciplinar de cuidados clínicos. Através da sua atuação, a Fundação pretende ser líder mundial na inovação científica e tecnológica com o objetivo último de prevenir, diagnosticar e tratar a doença, orientada por uma postura de desafio constante e contribuindo para uma sociedade mais desperta para os problemas de saúde que atingem a humanidade.

Concluído em 2010, o Centro Champalimaud (CCU) é um centro de última geração dedicado à investigação básica e translacional bem como ao diagnóstico e tratamento de doenças, desde distúrbios neurológicos ao cancro. Englobando o Centro Clínico Champalimaud (CCC) e a Champalimaud Research (CR) com os seus três programas de investigação - o Programa Champalimaud de Neurociência (CNP), o Programa de Fisiologia e Cancro (PCP) e o Programa de Investigação Clínica Experimental (ECR) -, a Fundação Champalimaud oferece um ambiente único para a realização de investigação de vanguarda, destinada a revelar novos conhecimentos e desenvolver soluções científicas para problemas médicos.

As equipas multidisciplinares do Centro Clínico Champalimaud (CCC) centram a sua atividade na manutenção de uma medicina fortemente personalizada, centrada no doente e de índole multidisciplinar, seguindo padrões de excelência e sempre na perspetiva da investigação científica e da transferência rápida para a clínica de progressos e inovações científicas. É ainda uma preocupação constante respeitar princípios deontológicos e éticos das boas práticas médicas e defesa do bem-estar e qualidade de vida de quem procura o nosso auxílio na doença. Com o aumento progressivo da atividade clínica, têm vindo a consolidar-se linhas de trabalho dos grupos de investigação com forte interação com as áreas de interesse dos grupos clínicos, nomeadamente no domínio da ontogenia e biopatologia da transformação neoplásica e metastização, da imunofisiologia do cancro e da resposta terapêutica a modalidades diversas de imunoterapia.

O CCC conta com mais de 600 profissionais, incluindo 138 médicos, organizados em sete unidades multidisciplinares de patologias, que têm como principal objetivo disponibilizar todos os conhecimentos e técnicas disponíveis para a prática de uma medicina personalizada e orientada por resultados, direcionada a diferentes tipologias de tumor, incluindo da mama, digestivos, ginecológicos, hemato-oncológicos, pulmão, geniturinários e pele. A avaliação de risco, o diagnóstico precoce da doença e a personalização da terapêutica são as principais preocupações de todas as unidades multidisciplinares para alcançar melhores níveis de eficácia no controlo da doença, sobrevivência e qualidade de vida do doente. Sempre que possível, o corpo clínico do CCC oferece aos doentes a possibilidade de participar em ensaios clínicos ou programas de investigação experimentais voltados para a criação de soluções inovadoras de diagnóstico e tratamento, por meio da Unidade de Investigação Clínica do CCC. Os estudos clínicos realizados são predominantemente na área do cancro (incluindo o cancro de mama, ginecológicos, do pulmão, próstata e rim, digestivos e hemato-oncológicos) e neuropsiquiatria. Nestas áreas, são ainda conduzidos estudos com foco em abordagens de radioterapia, radiologia e medicina nuclear. Com o aumento da atividade clínica e dos projetos de investigação dedicados ao cancro do pâncreas, impulsionados pela abertura do Botton-Champalimaud Pancreatic Cancer Centre, espera-se, no futuro próximo, um aumento significativo do número de estudos clínicos com foco na compreensão e tratamento deste tipo de cancro.

A equipa da Unidade de Investigação Clínica (UIC) conta com onze coordenadores, com os quais foi possível, em 2020, manter ativos diversos ensaios clínicos e prestar colaboração na condução de estudos observacionais já em desenvolvimento desde anos anteriores, assim como outros que tiveram início em 2020. O número de ensaios clínicos farmacológicos que se desenvolveram nas diferentes áreas da patologia oncológica foi de 37, enquanto os estudos clínicos de observação foram 43. O número total de doentes recrutados para os ensaios clínicos em curso foi de 348, dos quais 24 estão em tratamento ativo. Os estudos observacionais envolveram um universo de 1865 doentes

O CCC conta ainda com um Gabinete do Doente Internacional, estrutura criada em 2016 para apoiar os doentes estrangeiros que recorrem à Fundação Champalimaud, tendo até ao momento acompanhado mais de 400 doentes provenientes de 38 países.

Lusíadas Saúde

O Grupo Lusíadas Saúde, fundado em 1998, é um grupo de referência no sector da saúde em Portugal com hospitais e clínicas de norte a sul do país. O Grupo Lusíadas Saúde presta serviços a nível nacional através de 6 Hospitais e 5 Clínicas.
Em 2020, o Grupo Lusíadas por considerar essencial o investimento na investigação clínica, educação e formação instituiu a Associação Lusíadas Knowledge Center - Health & Research , uma academia corporativa de suporte à educação, à investigação clínica e científica nas diferentes unidades do grupo, bem como a divulgação do conhecimento a outras entidades externas. O Lusíadas Knowledge Center surge para mudar o panorama da investigação clínica e promover o desenvolvimento científico dentro do Grupo Lusíadas Saúde.
O Grupo Lusíadas Saúde cobre todo o continente com mais de 6.000 profissionais de saúde, 6 Hospitais e 7 Clínicas, entre os quais:
Hospital Lusíadas Porto, Hospital Lusíadas Braga, Hospital Lusíadas Lisboa e Hospital Lusíadas Albufeira, Hospital Lusiadas da Amadora.
Clínica Lusíadas Gaia, Clínica Lusíadas Oriente, Clínica Lusíadas Almada, Clínica Lusíadas Fórum Algarve, Clínica Lusíadas Faro,
Hospital de Cascais (PPP).
O LKC encontra-se responsável por gerir e desenvolver as áreas de investigação e inovação clínica, proporcionando uma estratégia apoiada em ferramentas e metodologias que impulsionam o pensamento criativo e a inovação: ensaios clínicos e estudos observacionais do âmbito do promotor e do investigador.
A diretora do LKC é a Dra. Marta Figueiredo. Três dedicados coordenadores de estudo (João Ribeiro, Simão Ferreira ) apoiam toda a atividade de investigação no Hospital Lusiadas Lisboa, Hospital Lusíadas Porto, Clínica de Santo António e Hospital Lusíadas de Braga. A Dra. Catarina Sousa, a Dra. Maria João Lobão e a Dra. Andreia Duarte, Diretora Corporate de Farmácia, fornecem suporte científico na formação de equipas, avaliação de viabilidade de ensaios, circuito de medicamentos e interface com a indústria.
No LKC, foram criados dois centros específicos:
O Centro de Informação Científica (Centro de Informação Científica) coordenado pela Dra. Helena Donato, presta diversos serviços como disponibilização de artigos sob consulta, divulgação seletiva de informações (bibliografias por perfil; boletins resumidos), pesquisa sistemática (apoio à publicação de revisões sistemáticas) e gestão de resultados de pesquisas (assistência na organização através de software bibliográfico (Endnote Web).

Centro de Epidemiologia e Estatística (Centro de Epidemiologia e Bioestatística) coordenado pela Dra. Sara Dias, apoia médicos, enfermeiras e outros profissionais de saúde em seus trabalhos de pesquisa, desde a conceção e execução do estudo, análise e interpretação de dados e redação de artigos científicos.

Hospital Beatriz Ângelo

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 219847200
  • Website: https://www.hbeatrizangelo.pt
  • Areas: Oncologia Neurologia Gastroenterologia Pneumologia Nefrologia Acreditação Joint Commission International certificação ambiental pela norma ISO 14001 Certificação de qualidade pela norma ISO 9001 | Farmácia, Imagiologia e Esterilização, Medicina Nuclear. Desde 2016 é centro de referência para o tratamento dos cancros hepatobiliopancreático e do reto pelo Ministério sa Saúde
  • Address: Avenida Carlos Teixeira, 3 2674-514 Loures Portugal
  • Country: Portugal
O Hospital Beatriz Ângelo é um hospital público, integrado no Serviço Nacional de Saúde e inaugurado em Janeiro de 2012.
A visão do Hospital Beatriz Ângelo é ser um operador de referência na prestação de cuidados de saúde, pela prática de uma medicina de elevada qualidade e pela excelência na coordenação e integração com os vários níveis de cuidados e tem como missão prestar cuidados de saúde à população da sua área de influência, no respeito absoluto pela individualidade e necessidades dos doentes, e baseados em princípios de eficácia, qualidade e eficiência; contribuir para o desenvolvimento da investigação e para a formação de profissionais na sua área de atividade.
É acreditado desde 2018 pela JCI e tem certificação ambiental pela norma ISO 14001 assim como Certificação de qualidade pela norma ISO 9001 | Farmácia, Imagiologia e Esterilização, Medicina Nuclear.
O Hospital Beatriz Ângelo dispõe de 424 camas para uma atividade envolvendo cerca de 1200 colaboradores.
Na área de investigação, o Hospital:
Desenvolve, promove e apoia a investigação;
Estimula o desenvolvimento de novas metodologias que adicionem valor aos cuidados prestados aos nossos clientes.
Como parte integrante do Hospital da Luz Learning Health, contamos com uma equipa de 11 colaboradores, composta por coordenadores de ensaios clínicos, gestores de projetos, gestores de contratos e gestores de bolsas de investigação.
Em 2019 a Luz Saúde abriu um concurso interno para financiamento de projetos da iniciativa de investigadores, uma aposta estratégica do grupo em investigação clínica. Estas bolsas pretendem contribuir para a promoção, estruturação e profissionalização da investigação no grupo.

Hospital da Luz Arrábida

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 217 104 544
  • Website: https://www.hospitaldaluz.pt/learninghealth/pt/
  • Areas: Doença hepática - NASH Neurologia - Patologia do sono Endocrinologia - Diabetes, obesidade Hipertensão e Risco Cardiovascular Pneumologia Alergologia Doenças Autoimunes COVID-19 ISO 9001 para a Imagiologia, Serviço de Gastroenterologia, Esterilização Central e Medicina Transfusional
  • Address: Praceta Henrique Moreira, 1504400-346 Vila Nova de Gaia Portugal
  • Country: Portugal
A Luz Saúde foi criada em 2000 e é um dos maiores grupos privados de prestação de cuidados de saúde no mercado português. O grupo presta os seus serviços através de 28 unidades, sendo o Hospital da Luz Arrábida o maior da rede Hospital da Luz no norte do país, com 99 camas de internamento.
O Hospital da Luz Arrábida é reconhecido pela medicina de excelência e inovação nos cuidados que presta e pela elevada diferenciação dos seus serviços e profissionais. A qualidade e a experiência do corpo clínico, formado por uma equipa com cerca de 576 médicos residentes e colaboradores e a inovação tecnológica dos equipamentos médicos, tornam o Hospital da Luz Arrábida uma das mais relevantes unidades privadas de saúde na região.
O Hospital da Luz Arrábida disponibiliza um vasto leque de especialidades médicas e cirúrgicas, organizadas em áreas dedicadas de excelência e apoiadas por serviços diferenciados. São exemplo, entre outros:
A hemodinâmica e a cardiologia de intervenção
O hospital de dia oncológico
O centro de cirurgia robótica
A medicina e cirurgia estética
O centro de ortopedia
A unidade de tratamento da obesidade
A clínica de doenças respiratórias



O Hospital da Luz Learning Health dedica-se à formação, investigação, inovação e simulação médica do grupo Luz Saúde.
Na área de investigação, o Hospital da Luz Learning Health:
Desenvolve, promove e apoia a investigação desenvolvida no grupo Luz Saúde;
Estimula o desenvolvimento de novas metodologias que adicionem valor aos cuidados prestados aos nossos clientes.
Desta forma, contamos com uma equipa de 11 colaboradores, composta por coordenadores de ensaios clínicos, gestores de projetos, gestores de contratos e gestores de bolsas de investigação.
Em 2019 a Luz Saúde abriu um concurso interno para financiamento de projetos da iniciativa de investigadores, uma aposta estratégica do grupo em investigação clínica. Estas bolsas pretendem contribuir para a promoção, estruturação e profissionalização da investigação no grupo.
Destacam-se também duas ferramentas importantes e simplificadoras criadas pela Learning Health:
Submissão interna de ensaios/estudos 100% online
Ferramenta electrónica para monitorização de ensaios/estudos, que permite aos monitores acesso directo, apenas de leitura, ao processo clínico exclusivamente dos participantes desse ensaio ou estudo

Hospital da Luz Lisboa

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 217 104 544
  • Website: https://www.hospitaldaluz.pt/learninghealth/pt/
  • Areas: Oncologia Cardiologia Neurologia Gastrenterologia Imunoalergologia Virologia Imagiologia Hematologia Pediatria Oftalmologia Desde 2016 é Centro de Referência em Oncologia de Adultos para o Cancro do Reto pela DGS Acreditação Joint Commission International ISO 9001 para o laboratório de Patologia Clínica, Medicina Nuclear e Imagiologia Acreditação da Medicina Nuclear pela Associação Europeia de Medicina Nuclear Acreditação do Laboratório de Ecocardiografia pela Associação Europeia de Ecocardiografia
  • Address: Avenida Lusíada, 100, 1500-65 0 Lisboa
  • Country: Portugal
A Luz Saúde foi criada em 2000 e é um dos maiores grupos privados de prestação de cuidados de saúde no mercado português. O grupo presta os seus serviços através de 28 unidades, sendo o Hospital da Luz Lisboa o maior do grupo, com 400 camas de internamento.
O Hospital da Luz Lisboa materializa o paradigma da prestação de cuidados de saúde do grupo Luz Saúde, reunindo um hospital de agudos e um hospital residencial num complexo integrado de saúde.A qualidade e a experiência do corpo clínico, formado por uma equipa com cerca de 880 médicos residentes e colaboradores, a inovação tecnológica dos equipamentos médicos e dos sistemas de informação, tornam o Hospital da Luz Lisboa um modelo de medicina de excelência e inovação de nível europeu. A sua arquitetura ímpar, alia a segurança ao conforto e à privacidade dos doentes.O Hospital da Luz Lisboa disponibiliza todas as valências médicas e cirúrgicas, com ênfase em áreas diferenciadas organizadas em centros de excelência multidisciplinares, contribuindo para uma abordagem completa e integrada dos doentes. Entre outras:
Oncologia
Doenças cardiovasculares
Diabetes
Obesidade
Cirurgia robótica
Cefaleias
É acreditado desde 2018 pela JCI, com uma conformidade global superior a 98% relativamente aos mais elevados standards hospitalares definidos por esta organização internacional.
O Hospital da Luz Learning Health dedica-se à formação, investigação, inovação e simulação médica do grupo Luz Saúde.
Na área de investigação, o Hospital da Luz Learning Health:
Desenvolve, promove e apoia a investigação desenvolvida no grupo Luz Saúde;
Estimula o desenvolvimento de novas metodologias que adicionem valor aos cuidados prestados aos nossos clientes.
Desta forma, contamos com uma equipa de 11 colaboradores, composta por coordenadores de ensaios clínicos, gestores de projetos, gestores de contratos e gestores de bolsas de investigação.
Em 2019 a Luz Saúde abriu um concurso interno para financiamento de projetos da iniciativa de investigadores, uma aposta estratégica do grupo em investigação clínica. Estas bolsas pretendem contribuir para a promoção, estruturação e profissionalização da investigação no grupo.
Destacam-se também duas ferramentas importantes e simplificadoras criadas pela Learning Health:
Submissão interna de ensaios/estudos 100% online
Ferramenta electrónica para monitorização de ensaios/estudos, que permite aos monitores acesso directo, apenas de leitura, ao processo clínico exclusivamente dos participantes desse ensaio ou estudo

Hospital da Luz Setúbal

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 217 104 544
  • Website: https://www.hospitaldaluz.pt/learninghealth/pt/
  • Areas: Oncologia - Cancro da Mama, Cancro Colo-Retal, Cancro da Próstata, Melanoma Cardiologia - Centro de HTA, Unidade de Insuficiência Cardíaca, Unidade de Fibrilhação auricular, Unidade de Imagiologia Cardíaca Dor Crónica Neurologia - Centro do Sono Neurocirurgia - Unidade de Coluna Oftalmologia Ortopedia Endocrinologia - Diabetes, Tiróide, Obesidade Urologia/Ginecologia - Unidade de Pavimento Pélvico Gastroenterologia - Unidade de Proctologia ISO 9001 para Imagiologia Acreditação do Laboratório de Ecocardiografia pela Associação Europeia de Ecocardiografia
  • Address: Estrada nacional 10 Km 372900-722 Setúbal Portugal
  • Country: Portugal
A Luz Saúde foi criada em 2000 e é um dos maiores grupos privados de prestação de cuidados de saúde no mercado português. O grupo presta os seus serviços através de 28 unidades, sendo o Hospital da Luz Setúbal uma das mais relevantes unidades privadas de saúde na região sul do país, com 78 camas de internamento.
O Hospital da Luz Setúbal é reconhecido pela medicina de excelência e inovação nos cuidados que presta e pela elevada diferenciação dos seus serviços e profissionais. A qualidade e a experiência do corpo clínico, formado por uma equipa com cerca de 260 médicos e a inovação tecnológica dos equipamentos, tornam o Hospital da Luz Setúbal uma referência na região.
O Hospital da Luz Setúbal disponibiliza um vasto leque de especialidades médicas e cirúrgicas, organizadas em áreas dedicadas de excelência e apoiadas por serviços diferenciados. São exemplo, entre outros:
Oncologia, com destaque para: Cancro da Mama, Cancro Colo-Rectal, Cancro da Próstata e Melanoma
Cardiologia, com destaque para: Centro de HTA, Unidade de Insuficiência Cardíaca, Unidade de Fibrilhação auricular e Unidade de Imagiologia Cardíaca
Centro da Diabetes
Centro do Sono
Unidade da tiróide
Obesidade
Ortopedia
Urologia / Ginecologia, com destaque para Unidade de Pavimento Pélvico
Centro da Visão
Gastroenterologia, com destaque para Unidade de Proctologia
Consulta de Dor
Neurocirurgia , com destaque para Unidade de Coluna


O Hospital da Luz Learning Health dedica-se à formação, investigação, inovação e simulação médica do grupo Luz Saúde.
Na área de investigação, o Hospital da Luz Learning Health:
Desenvolve, promove e apoia a investigação desenvolvida no grupo Luz Saúde;
Estimula o desenvolvimento de novas metodologias que adicionem valor aos cuidados prestados aos nossos clientes.
Desta forma, contamos com uma equipa de 11 colaboradores, composta por coordenadores de ensaios clínicos, gestores de projetos, gestores de contratos e gestores de bolsas de investigação.
Em 2019 a Luz Saúde abriu um concurso interno para financiamento de projetos da iniciativa de investigadores, uma aposta estratégica do grupo em investigação clínica. Estas bolsas pretendem contribuir para a promoção, estruturação e profissionalização da investigação no grupo.
Destacam-se também duas ferramentas importantes e simplificadoras criadas pela Learning Health:
Submissão interna de ensaios/estudos 100% online
Ferramenta electrónica para monitorização de ensaios/estudos, que permite aos monitores acesso directo, apenas de leitura, ao processo clínico exclusivamente dos participantes desse ensaio ou estudo

Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 915 241 370
  • Website: https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/
  • Areas: Doenças do foro oncológico – Medicamentos antineoplásicos e imunomoduladores; Doenças auto-imunes – Medicamentos imunomoduladores; Diabetes e doenças endócrinas; Doenças neurológicas (incluindo demências) – Medicamentos que agem no Sistema Nervoso Central; Doenças do foro urológico; Doenças lisossomais de sobrecarga; Doenças cardiovasculares (Doença Coronária, Insuficiência Cardíaca e Doença Cerebrovascular) – Medicamentos que atuam no sistema cardio-vascular, hipertensão e risco cardiovascular; Doenças respiratórias – Medicamentos que atuam no sistema respiratório; Doenças infeciosas – Medicamentos anti-infeciosos; Medicamentos que atuam no sangue e sistemas hematopoiéticos; Doenças nefrológicas; Dispositivos médicos; Patologias do foro gastrenterológico – Medicamentos com indicação gastrointestinal, metabólica e imunomoduladores; Medicina de precisão; Medicina translacional e regenerativa; Medicina preventiva e envelhecimento saudável; Real world evidence; Inteligência artificial. Centro de Referência de Doenças Lisossomais de Sobrecarga, pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA); Serviço de Esterilização, pela NP ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade); Hospial, pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA) - em curso; Centro Académico e de Formação, pela NP 4457: 2007 (Sistemas de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação) - em planeamento.
  • Address: Rua dos Cutileiros, Creixomil4835-044 Guimarães Portugal
  • Country: Portugal
O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG), localizado na cidade de Guimarães, presta cuidados de saúde diferenciados, numa área de influência direta que alcança cerca de 400 mil pessoas.
A sua missão é prestar os melhores cuidados de saúde ao público que atende, com elevados níveis de competência, excelência e rigor, assim como encorajar a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitando os princípios de humanização e promovendo o orgulho e sentido de pertença de todos os seus colaboradores. A nossa visão passa por ser um exemplo na prestação de cuidados de saúde a nível nacional e internacional, com uma perspetiva de crescimento sustentável, comprometimento, sentido de mudança e diferenciação. Contamos com cerca de 1900 profissionais, que diariamente fazem o seu melhor, em benefício da população a quem prestam os seus cuidados de saúde.
Desde 2018, o Centro Académico e de Formação (CAF) engloba toda a estrutura de formação, ensino, pós-graduação e investigação clínica, consagrando-lhe um amplo espetro de funções e atividades.
A Unidade de Investigação Clínica do CAF promove iniciativas que permitem impulsionar a Investigação de Iniciativa do Investigador, bem como a captação e desenvolvimento de Ensaios Clínicos de diferentes promotores.
O Centro de Formação, Unidade Acreditada pelo Ministério de Saúde desde 1999, proporciona ações formativas diferenciadas com o intuito de capacitar os seus profissionais com competências e capacidades técnicas de reconhecimento nacional e internacional.
A ligação entre o HSOG e as diferentes estruturas universitárias e de ensino permite um progressivo envolvimento na formação de novos profissionais de saúde nas diferentes áreas. Cultivar esta função valoriza não só os profissionais de saúde como formadores, mas também a importância nuclear do HSOG no SNS e na rede de instituições associadas ao Ensino.

Hospital Distrital da Figueira da Foz

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 233 40 20 00
  • Website: https://www.hdfigueira.min-saude.pt
  • Areas: Oncologia Médica; Cardiologia; Pneumologia: DPOC, Patologia do Sono e Ventilação Pediatria: Obesidade, Doenças do Desenvolvimento Neurologia: AVC e Demências Oftalmologia: Degeneração Macular; Glaucoma; Cirurgia Implanto-Refrativa Medicina Interna: Auto-imunes, Diabetes, Obesidade Nutrição Ginecologia e Obstetrícia Urologia: Onco-Urologia Transformação Digital em Cuidados de Saúde Dispositivos Médicos O Serviço de Cirurgia Geral é um serviço acreditado pela ACSA desde 2016; O Serviço de Pediatria é um serviço acreditado pela ACSA desde 2016; O Serviço de Medicina Interna é um serviço acreditado pela ACSA desde 2016
  • Address: Rua Hospital3094-001 Figueira da Foz Portugal
  • Country: Portugal
O Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE (HDFF) encontra-se integrado na rede de prestadores de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com uma área de influência que abrange os concelhos da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho e parcialmente, os concelhos de Soure, Cantanhede, Mira e Pombal, sem prejuízo do disposto pelas redes de referenciação hospitalar, no contexto do Serviço Nacional de Saúde, abrangendo aproximadamente 112.000 habitantes.
O HDFF encontra-se inserido na região centro de Portugal numa área privilegiada de influência central tanto pela sua proximidade geográfica às capitais de distrito como pela facilidade de acessos ao hospital.
O Centro de Investigação Clínica do Hospital da Figueira, o CIC2Fs, é uma unidade de investigação criada recentemente (2021) que visa a centralização, apoio e gestão das atividades de investigação clínica com infraestruturas dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento e apoio de estudos clínicos e inovação em saúde no HDFF.
O CIC2Fs é constituído por uma equipa multidisciplinar com formação em investigação clínica e uma consolidada experiência profissional, regido por normas e procedimentos específicos para a prática de atividades de Investigação e inovação de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais, os princípios das Boas Práticas Clínicas (ICH GCP) e a legislação e regulamentação aplicáveis.
O CIC2Fs é uma estrutura criada para centralizar, apoiar e gerir as atividades de investigação clínica. Em linha com os atuais requisitos regulamentares, indicadores de desempenho da AICIB e dos principais stakeholders da indústria, o CIC2Fs pretende demonstrar a sua diferenciação com base em três pilares:
Competência - Recursos humanos qualificados;
Qualidade – Sistema de gestão da qualidade específico para a investigação clínica, assegurando a segurança dos pacientes, qualidade dos dados e minimizando os atrasos nos ensaios clínicos;
Eficiência – Processo de aprovação de projetos em 30 dias e garantia de recrutamento de doentes.
A missão do CIC2Fs é estimular a investigação clínica, reforçar os conhecimentos científicos e as competências dos seus serviços e profissionais em benefício do paciente.
A nossa visão é ser um centro de investigação clínica de alta qualidade, orientado para os resultados, fornecendo as ferramentas e as infraestruturas necessárias para desenvolver projetos de investigação clínica e estabelecer parcerias com a indústria farmacêutica, empresas de I&D, academia e investigadores, contribuindo para o desenvolvimento científico e inovação no campo da saúde em benefício da comunidade.

Hospital Distrital de Santarém

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351243300200
  • Website: https://www.hds.min-saude.pt/
  • Areas: Anestesiologia, Dor e Paliativos Anatomia Patológica, Patologia Clínica e Medicina Física e Reabilitação Cardiologia Cirurgia Geral (Cirurgia Endócrina, Obesidade e Colorretal) Cirurgia Vascular Dermatologia Imagiologia Gastroenterologia Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria e Neonatologia Hematologia Clínica e Imunohemoterapia Medicina Interna, Diabetes, Neurologia, Reumatologia e Doenças Infecciosas Oftalmologia Oncologia Ortopedia Otorrinolaringologia Pneumologia Psiquiatria e Psicologia Urologia
  • Address: Av. Bernardo Santareno2005-177 Santarém Portugal
  • Country: Portugal
O Hospital Distrital de Santarém, EPE (HDS) é um hospital distrital, público, diferenciado, de acesso universal, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial que está integrado no SNS, na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
O atual modelo organizativo do Hospital assenta numa filosofia departamental que integra:
Internamento Geral Departamento de Medicina, Departamento Cirúrgico, Departamento da Mulher e da Criança, Departamento de Psiquiatria e Saúde mental, Unidade de Cuidados Intensivos Não COVID, Unidade de Cuidados Intensivos COVID.
Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico Não COVID Urgência Geral, Urgência de Pediatria, Urgência de Obstetrícia/Ginecologia.
Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico COVID Urgência Geral, Urgência de Pediatria, Urgência de Obstetrícia/Ginecologia.
Blocos Cirúrgicos Bloco Operatório Central, Cirurgia de Ambulatório, Salas de Pequena Cirurgia de Consulta Externa.
Maternidade/Bloco de Partos
Hospital de Dia
Consulta Externa
Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica Anatomia Patológica, Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Imagiologia, Imunohemoterapia, Medicina Física e Reabilitação, Obstetrícia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pneumologia.
Os departamentos incluem os seguintes Serviços:
Departamento de Medicina Medicina Interna, Cardiologia, Pneumologia, Gastrenterologia, Neurologia, Oncologia, Hematologia Clínica, Infecciologia.
Departamento de Cirurgia Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia.
Departamento da Mulher e da Criança Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia.
Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental Psiquiatria, Unidade de Pedopsiquiatria, Unidade de Psicologia.
O HDS assegura a prestação de cuidados de saúde a uma população residente de cerca de 185 mil habitantes distribuídos pelos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos, Santarém e Rio Maior numa área de 3.500 Km2. Para além destes concelhos, o Hospital também presta cuidados a populações de outros concelhos do Distrito em especialidades que no Hospital tiveram um desenvolvimento técnico e tecnológico elevado, como sejam, a Cirurgia Vascular, Dermatologia, Infeciologia, Psiquiatria e Radioterapia Oncológica. A distribuição da população da área de influência do Hospital apresenta uma dispersão rural muito acentuada e composta por populações muito envelhecidas.

Hospital do Espírito Santo de Évora

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 266740100
  • Website: https://www.hevora.min-saude.pt/
  • Areas: Pediatria Cardiologia Gastroenterologia Hipertensão e Risco Cardiovascular Oftalmologia Nefrologia Ortopedia Eletroencefalografia Imunohemoterapia Neonatologia Neurologia Oncologia Patologia Clínica Pneumologia Psiquiatria
  • Address: Largo do Sr. da Pobreza,7000-811 Évora Portugal
  • Country: Portugal
Fundado em 1495, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) é um hospital de referência na prestação de cuidados de saúde para a região do Alentejo, servindo mais de 440.000 pessoas com serviços médicos especializados nas áreas da maternidade e pediatria, cardiologia, neurologia, infecciologia, nefrologia, imuno-alergologia, reumatologia, medicina física e reabilitação, patologia, pneumologia, otorrinolaringologia, psiquiatria e saúde mental, psiquiatria, infância e adolescência e dermatologia.
A sua diferenciação reflete-se também nas áreas clínicas e tecnológicas, com um forte enfoque na disponibilidade de tecnologias de diagnóstico e terapêuticas, tais como Medicina Nuclear, Hemodinâmica, Angiografia Digital, Ressonância Magnética e Terapia por Radiação. Com uma equipa de mais de 1700 profissionais, o HESE desenvolve a sua actividade garantindo elevados padrões de desempenho técnico-científico, de gestão eficaz e eficiente dos recursos, de humanização e promoção do desenvolvimento profissional dos seus empregados.
Com efeito, é o investimento constante do Hospital em recursos humanos e a utilização de sistemas e tecnologias modernas de informação e comunicação que suportam os seus elevados padrões de desempenho técnico e científico, devidamente refletidos na qualidade dos cuidados ao paciente.

Hospital Garcia de Orta

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 212 727 200/201
  • Website: https://www.hgo.min-saude.pt/
  • Areas: Oncologia (incluindo medicamentos antineoplásicos e imunomoduladores); Sistema Cardiovascular; Sistema Nervoso Central; Endocrinologia; Reumatologia.
  • Address: Av. Torrado da Silva2805-251 Almada Portugal
  • Country: Portugal
O Hospital Garcia de Orta (HGO) iniciou a sua atividade em setembro de 1991. Em 2003, foi classificado como Hospital Central, o único na margem sul do Tejo. A partir de 2006, foi constituído como Entidade Pública Empresarial (EPE). A missão da HGO é prestar assistência médica diferenciada à população dos municípios de Almada e Seixal e desenvolver atividades de ensino pré e pós-graduado para profissionais de saúde e investigação. O HGO serve uma população estimada em 344 mil habitantes e a sua área de influência estende-se por todo o sul do país nas especialidades de Neonatologia, Neurocirurgia e Cirurgia Vascular. O desenvolvimento gradual do Hospital e as necessidades de assistência da população levaram-no a disponibilizar novos serviços, como o de Transplantação Renal e de Córnea, a Urgência Polivalente para toda a Península de Setúbal, Unidade de Cardiologia de Intervenção, Emergência na Área Metropolitana de Lisboa para AVC agudo e aneurismas cerebrais e Equipas Intrahospitalares de Cuidados Paliativos de Adultos e Pediátricos.O Hospital é acreditado pelo CHKS desde 2010 e possui vários serviços certificados: Medicina Transfusional, Patologia Clínica, Anatomia Patológica, Bloco Operatório, Pediatria e Obstetrícia, Centro de Infertilidade e Reprodução Medicamente Assistida, Centro de Esterilização, Controlo, Planeamento e Gestão.Foram criados nos últimos anos dois Centros de Referência – Cancro Colo-Retal e Neurorradiologia de Intervenção. É ainda Centro de Tratamento de Hipertensão Pulmonar de Adultos.
O HGO tem sido reconhecido nacional e internacionalmente pelas suas atividades de assistência e melhoria contínua da qualidade e pelo pioneirismo em alguns projetos, como Hospitalização Domiciliária e inovação no acesso a medicamentos para doentes crónicos na residência hospitalar próxima ou na farmácia comunitária, que serviram de modelo para divulgação no SNS.O Hospital admite anualmente através do Serviço de Urgência em média 163.700 doentes e hospitaliza 21.000. Realiza cerca de 17 000 cirurgia/ano, 298.000 consultas médicas, 32.800 sessões de hospital de dia e 2800 partos. Emprega cerca de 2800 funcionários.O Centro Garcia de Orta (CGO), criado em Janeiro de 2012, tem a missão de aumentar a capacidade de produção de conhecimento científico do hospital, através da promoção e coordenação sistemáticas das atividades de Formação, Ensino e Investigação. São objetivos do CGO:
Incentivar e desenvolver projetos de pesquisa científica, clínica e outras no universo hospitalar, em conjunto com os vários serviços do HGO;
Desenvolver conhecimento científico e tecnológico através de formação em metodologia de pesquisa científica;
Identificar e proteger inovações tecnológicas e conhecimentos científicos desenvolvidos no Hospital, para disseminação ou criação de patentes;
Estabelecer parcerias e acordos de afiliação com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, relacionadas com a sua missão;
Organizar a oferta de ciclos de estudos, cursos e ações de formação e ensino;
Colaborar e incentivar intercâmbios com instituições nacionais e internacionais, no âmbito da atividade científica;
Captar recursos públicos e privados para atingir esses objetivos.

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 214 348 355
  • Website: https://hff.min-saude.pt/
  • Areas: Neurologia; Cardiologia; Oncologia; Infectologia; Medicina; Gastrenterologia; Oftalmologia; Pneumologia.
  • Address: Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca E.P.E . IC 192720-276 Amadora Portugal
  • Country: Portugal
O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) constitui-se como hospital de primeira linha para os cerca de 550.000 habitantes dos Concelhos de Amadora e de Sintra. A Instituição desenvolve atividade assistencial e atividade de investigação, ensino e formação pré e pós-graduada.
O Hospital tem por missão a prestação de cuidados de saúde humanizados e diferenciados em todo o ciclo de vida da pessoa, em articulação com os cuidados de saúde primários e continuados, bem como com os demais Hospitais integrados na rede do Serviço Nacional de Saúde. Tem uma lotação praticada de 789 camas, destacando-se a existência de um Bloco Operatório com 11 salas.
Além dos serviços de urgência existentes no Hospital (Urgência Geral, Urgência de Obstetrícia e de Ginecologia e Urgência de Pediatria), o HFF também oferece à população um Serviço de Urgência Básica localizado na Freguesia de Algueirão - Mem Martins.
A Unidade Investigação Clínica (UIC) foi criada em março de 2018, e incorporou conceitos fundamentais de atuação que estão em linha com os objetivos estratégicos da instituição. A UIC é caracterizada por uma equipa multidisciplinar e responsável por assegurar rigor no planeamento científico dos estudos apresentados, pelo cumprimento das boas práticas clínicas por parte dos investigadores e pela negociação dos contratos dos projetos financiados por promotores externos. A UIC tem como missão promover a investigação clínica de qualidade, de forma sustentada e organizada, segundo padrões que valorizem o conhecimento sistematizado através da gestão de interfaces associadas à Investigação, Desenvolvimento e Inovação e cumprindo as disposições éticas e legais aplicáveis, em benefício do Hospital, da Comunidade, dos Doentes e das Famílias/Cuidadores. A Visão é ser uma referência da promoção das boas práticas na investigação clínica hospitalar e consolidar uma cultura científica transversal na instituição.

Instituto Português de Reumatologia

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351217980200
  • Website: https://www.ipr.pt
  • Areas: Doenças auto-imunes – Medicamentos imunomoduladores;
  • Address: Rua da Beneficência, 71050-034 Lisboa Portugal
  • Country: Portugal
Criado em 1948, o Instituto Português de Reumatologia é uma das mais antigas instituições mundiais exclusivamente dedicadas ao acompanhamento dos doentes reumáticos.
O Instituto Português de Reumatologia tem como foco o diagnóstico e acompanhamento do doente com patologia reumática e uma forte tradição de formação pré e pós graduada. Foi no IPR que nasceu a especialidade de Reumatologia em Portugal e onde se formaram os primeiros internos de Reumatologia. Desde a criação do internato complementar de Reumatologia, dezenas de internos de Reumatologia fizeram aqui a sua formação. Para além disso, centenas de internos de outras especialidades como a Medicina Geral e Familiar, Medicina Física e de Reabilitação, Medicina Interna, Patologia Clínica, entre outras, puderam ter uma formação especializada numa área tão importante e diferenciada da Medicina.
Para além da sua vertente clínica e formativa, a investigação clínica, alicerçada numa prática clínica exigente e de qualidade, é uma das vertentes mais visíveis da atividade do Instituto Português de Reumatologia. A criação, há mais de 15 anos, de um Centro De Ensaios e Estudos Clínicos, permitiram á instituição ser considerada entre pares como um dos maiores e melhores centros de ensaios e de investigação clínica em Portugal rivalizando com centros de excelência a nível europeu.
O domínio e a qualidade reconhecida da Unidade de ecografia músculo-esquelética e técnicas eco guiadas (distinguida com o selo europeu de qualidade pela EULAR), a Unidade de doenças osteo-metabólicas ou a de Reumatologia pediátrica são algumas das áreas de grande investimento e qualidade.
O Hospital de Dia do Instituto Português de Reumatologia é um dos mais eficazes e com maior nível tecnológico, a nível nacional, na obtenção de dados de qualidade no seguimento dos doentes com patologias reumáticas sob terapêuticas biotecnológicas ou inibidores da JAK Kinase. Tal atividade e especificidade transformam o Hospital de Dia e o Instituto Português de Reumatologia num dos maiores contribuidores de dados clínicos para o Reuma.pt e para a sua atividade científica.
Num contexto adverso em termos da sua definição enquanto IPSS, sem os proveitos de integrar grupos económicos da saúde ou o suporte irrestrito do SNS, o IPR tem sabido manter a sua qualidade assistencial e científica e a sua colaboração ininterrupta desde 1948 com o SNS contribuindo para a melhoria da vida a milhares de doentes reumáticos e suas famílias.

IPO Coimbra

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 239400200
  • Website: https://www.ipocoimbra.min-saude.pt
  • Areas: Cancro da mama, digestivo, cabeça e pescoço, pulmão, pele, urologia, sistema nervoso central, ginecologia, hematologia, endocrinologia e neuroendócrinos; Oncogeriatria; Oncosexologia; Cuidados Paliativos; Sobreviventes de Cancro; Qualidade de Vida; Nutrição, Reabilitação e Exercício físico; Terapêuticas não farmacológicas; Prevenção primária, secundária e terciária; Epigenética e Biologia tumoral; Oncologia Molecular; Ensaios de fase II/III de novos medicamentos ou novas terapêuticas; Estudos de "Evidência em contexto real " (Real Word Evidence"); Novas técnicas ou tecnologias; Radiobiologia.
  • Address: Av. Bissaya Barreto 98, 3000-075 Coimbra Portugal
  • Country: Portugal
O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE (IPO de Coimbra) é hoje uma Instituição de referência na prestação de cuidados de saúde ao doente oncológico. Com acreditação total desde 2005 pelo Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS) e desde 2011 pela Organization of European Cancer Institutes (OECI) comoClinical Cancer Center, o IPO de Coimbra tem vindo a reforçar o seu papel na rede de cuidados de saúde da Região Centro, na comunidade de doentes e famílias que serve e entre os demais parceiros, numa lógica de proximidade e humanização.
Tendo a multidisciplinaridade como premissa fundamental em Oncologia, desenvolve a sua atividade em Grupos Multidisciplinares de Patologia, centrados no cuidar do doente no percurso da doença e em toda a sua dimensão. Nesta perspetiva, organiza-se em torno das expectativas e necessidades dos doentes e famílias, comprometendo-se a levar a cabo as melhores práticas clínicas no que respeita ao acesso, qualidade e segurança, produtividade e desempenho económico-financeiro, numa cultura de responsabilidade, sustentabilidade e coesão social.
A investigação é um pilar estratégico da Governação Clínica e da Instituição, no triénio 2021-2023. Responder aos desafios do conhecimento em Oncologia implica assumir uma visão estratégica para a investigação, desenvolvimento e inovação, fomentar a convergência de áreas do saber, agilizar o acesso a estruturas de apoio aos projetos de investigação, maximizar o capital humano com a integração de projetos multidisciplinares, em cooperação com outras unidades ou centros de investigação, nacionais e internacionais, potenciando a evidência científica que suporte a prestação de melhores cuidados de saúde ao doente oncológico.
Com a recente reestruturação do Gabinete Coordenador da Investigação, o IPO de Coimbra aposta em profissionais diferenciados e capacitados em desenvolver investigação clínica, básica e transaccional, tendo criado o Fundo para a Investigação, que permitirá o financiamento da investigação através da atribuição de prémios e bolsas. Assume assim os ensaios clínicos como incontornáveis para uma prática clínica de excelência em Oncologia.

IPO Lisboa

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351217200400
  • Website: https://www.ipolisboa.min-saude.pt/
  • Areas: Patologia hematológica Patologia da mama Patologia da pele e anexos Patologia digestiva Patologia pulmonar Patologia urológica Tumores pediátricos Investigação básica e translacional Patologia da cabeça e pescoço Patologia endócrina Patologia genital Patologia neurológica Cancro familiar Epidemiologia Dor & Cuidados Paliativos Enfermagem em oncologia Psico-oncologia Radio-oncologia
  • Address: Rua Professor Lima Basto1023-099 Lisboa Portugal
  • Country: Portugal
Criado em 1923, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) é uma instituição hospitalar de referência para o tratamento, ensino e investigação na área da Oncologia.
O IPO Lisboa é o principal centro oncológico da região sul do País. Recebe um quarto dos doentes com cancro da sua área de influência - regiões da Grande Lisboa, Ribatejo, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, o que corresponde a uma população de quase cinco milhões de habitantes.
O IPO Lisboa é um hospital público do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que presta cuidados de saúde altamente especializados e diferenciados e desfruta de enorme capital de prestígio social, médico, técnico, académico e científico. É muito acarinhado por doentes e familiares, que destacam e valorizam a prestação humanista dos cuidados de saúde, que é marca única desta instituição.


IPO em números
Com cerca de 2.000 profissionais – incluindo 386 médicos, 588 enfermeiros, 200 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e 130 técnicos superiores de saúde – o IPO Lisboa tem 285 camas e acompanha mais de 57 mil doentes por ano.
Em 2020, o Instituto recebeu 12.000 novos doentes, realizou mais de 394.000 consultas médicas e não médicas, fez 6.000 cirurgias e 90 transplantes de medula (um terço em crianças). A estes números acrescem 78.000 tratamentos de radioterapia, 35.000 sessões de quimioterapia, 9.000 exames de medicina nuclear, 90.000 exames de radiologia, 33.000 sessões de hospital de dia e 3.000 domicílios.
O IPO Lisboa tem um serviço pediátrico, que recebe cerca de 200 novos casos de cancro infantil por ano (metade do número total de casos registados em Portugal) e mantém 400 crianças em tratamento.
No domínio da investigação (clínica e translacional), o IPO tem em curso diversos programas em áreas prioritárias da oncologia, nomeadamente tumores agressivos e cancro familiar. Em 2020, promoveu 311 projetos, incluindo 247 estudos observacionais e 64 ensaios clínicos.
A referenciação de doentes ao IPO é feita sobretudo através dos centros de saúde e de hospitais, públicos e privados, da sua área de influência. Todavia, devido ao elevado grau de especialização e diferenciação dos recursos humanos, das técnicas e tecnologias disponíveis, são referenciados e tratados no Instituto doentes de qualquer região do País com situações clínicas mais complexas ou tumores raros.
O IPO também garante o princípio da livre escolha e circulação de doentes, de acordo com as regras vigentes no SNS e os tempos médios de resposta.


Hospital certificado
Na sequência da criação dos Centros de Referência (CR) pelo Ministério da Saúde (MS), o IPO Lisboa é CR para a oncologia pediátrica e para os cancros do esófago, testículo, reto, canal anal e sarcomas das partes moles e ósseos, na área de oncologia dos adultos.
A acreditação dos CR é um processo que está em curso. O IPO reúne as condições necessárias para vir a ser CR noutras doenças oncológicas, aguardando-se apenas a abertura das respetivas candidaturas pelo MS.
O Instituto está acreditado pela Organization of European Cancer Institutes (OECI) como Clinical Cancer Center e pela ESMO - European Society for Medical Oncology como Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos. A grande maioria dos serviços clínicos e não clínicos estão igualmente certificados.


Investimentos
Os investimentos realizados nos últimos anos permitiram atender e tratar mais doentes; requalificar todos os espaços de internamento; ampliar e remodelar o Hospital de Dia da Pediatria, o Bloco Operatório, a Unidade de Transplante de Medula, o Serviço de Imunohemoterapia e prosseguir o apetrechamento tecnológico dos serviços de Radioterapia, Radiologia, Medicina Nuclear, Patologia Clínica, Laboratórios de Diagnóstico Molecular e Unidades de Técnicas Endoscópicas.
Entre os investimentos para 2022, destacam-se a ampliação e renovação do Hospital de Dia de Adultos e do Laboratório de Anatomia Patológica. Está também prevista a remodelação do Serviço de Atendimento não Programado e prosseguem os trabalhos do projeto de construção de um novo edifício para o ambulatório, junto à Praça de Espanha.


O nosso compromisso
O IPO Lisboa quer manter-se na vanguarda do conhecimento médico e científico e constituir-se modelo de referência do SNS na prestação de cuidados, no ensino pré e pós graduado e na investigação na área da oncologia.
Queremos melhorar continuadamente as práticas clínicas e organizacionais e continuar a prestar cuidados de saúde integrados, diferenciados, seguros e de excelência, em tempo adequado.
Trabalhamos para criar mais valor, no respeito pelos direitos dos doentes e de acordo com princípios científicos, de humanização, de motivação e de pertença para os cidadãos e para os profissionais.

Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E.

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 225 084 000
  • Website: http://www.ipoporto.pt/
  • Areas: Oncologia; Ensaios Clínicos Oncológicos de Fase Precoce; Oncologia de Precisão; Caracterização Molecular; Imuno-Oncologia; Tumores Sólidos; Onco-Hematologia; Radioterapia, Transplantes de Medula Óssea; Oncologia Pediátrica; Vacinas.
  • Address: Rua Dr. António Bernardino de Almeida4200-072 Porto Portugal
  • Country: Portugal
O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. (IPO Porto) é uma instituição portuguesa especializada no tratamento do cancro, que desempenha uma tripla missão: o cuidado do doente, o ensino e a investigação em Oncologia.
O IPO Porto está acreditado pela Organisation of European Cancer Institutes (OECI) com a designação de Comprehensive Cancer Center em colaboração com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) - Porto Comprehensive Cancer Center, P.CCC.
O IPO Porto está organizado por áreas de especialização e dispõe de 11 clínicas e 26 serviços que prestam tratamento personalizado e à medida para os doentes e suas famílias, para que todas as etapas do tratamento sejam seguidas de forma clara e consciente. O Centro de Investigação do IPO Porto (CI-IPOP) tem como missão coordenar e implementar a atividade de investigação da Instituição e é formalmente reconhecido pela Fundação Portuguesa de Ciência (FCT) como unidade de I&D desde 2004, obtendo a classificação de Excelente na última avaliação internacional.
O CI-IPOP está organizado em grupos de investigação e uma Unidade de Investigação Clínica (CRU) e o seu objetivo primário de longo prazo é a compreensão dos mecanismos patobiológicos da carcinogénese, o que ajudará a melhorar a prevenção e/ou o tratamento do cancro. A CRU do IPO Porto foi criada em 2006, com o objetivo de facilitar a implementação de ensaios clínicos, promover ensaios clínicos como parte da prática clínica e de aumentar a consciencialização dos ensaios clínicos como ferramentas relevantes para o acesso aos cuidados dos doentes a novos tratamentos. A CRU do IPO Porto é responsável pela implementação de ensaios clínicos e de estudos clínicos realizados no IPO Porto, assim como pela gestão dos ensaios clínicos.
Em 2019, foi formalmente criada a Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce (UEFP) com três objetivos principais: promover o acesso dos doentes à inovação através da investigação clínica, implementar e desenvolver um programa de caracterização molecular para expandir as oportunidades de acesso a ensaios clínicos orientados por biomarcadores e, promover a colaboração científica com parceiros académicos/não comerciais, empresas de biotecnologia e empresas farmacêuticas, com foco na investigação de translação e no desenvolvimento de novos tratamentos. A UEFP conta com uma equipa médica dedicada, coordenadores de ensaios clínicos e enfermeiros. A UEFP representa uma inovação significativa na abordagem aos ensaios clínicos oncológicos e, apesar da sua recente criação, já conta com experiência em vários tipos de ensaios clínicos: ensaios de entrada no Homem, ensaios basket, ensaios de fase precoce dirigidos por biomarcadores, ensaios de plataforma, programa de caracterização molecular/perfil genómico, ensaios académicos e da iniciativa do Investigador.
Comprehensive Cancer Center (OECI)
10.000 novos doentes por ano;
Unidade de Investigação Clínica desde 2006;
Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce desde 2019;
Programa de Oncologia de Precisão.

ULS Matosinhos - Hospital Pedro Hispano

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 912 009 587
  • Website: https://www.ulsm.min-saude.pt/
  • Areas: Oncologia Neurologia Endocrinologia Hematologia Imunoalergologia Infeciologia Dermatologia Medicina Interna Cardiologia Gastroenterologia Pediatria Ginecologia Pneumologia Urologia Certificado de Qualidade segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015 Certificação da ULS Matosinhos segundo a Norma NP 4552:2016
  • Address: Rua Dr. Eduardo Torres4464-513 Senhora da Hora Portugal
  • Country: Portugal
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos foi criada em 1999, integrando o Hospital Pedro Hispano e os Centros de Saúde de Matosinhos, Senhora da Hora, Leça da Palmeira e São Mamede Infesta, visando a prestação de cuidados à população de Matosinhos. Desde 2007 passou a integrar ainda uma Unidade de Convalescença de curta duração e no plano da Saúde Pública, o Centro de Sanidade e Fronteiras. Constitui uma referência a nível nacional, da integração de cuidados assistenciais, primários, hospitalares e continuados.
ULSM tem por objeto principal a prestação de cuidados de saúde, a todos os cidadãos em geral, designadamente: aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS); às entidades externas que com ele contratualizem a prestação de cuidados de saúde; aos cidadãos estrangeiros não residentes no âmbito da legislação nacional e internacional em vigor. A ULSM também tem por objeto: Assegurar as atividades de serviços operativos de saúde pública e os meios necessários ao exercício das competências da autoridade de saúde na área geográfica por ela abrangida; Desenvolver atividades de investigação, formação e ensino, sendo a sua participação na formação de profissionais de saúde dependente da respetiva capacidade formativa, podendo ser objeto de contratos – programa em que se definam as respetivas formas de financiamento.
A missão da ULSM consiste em promover a saúde com base na identificação das necessidades da comunidade, garantindo o acesso a cuidados de saúde integrados, preventivos, personalizados, humanizados, de excelência técnica, científica e relacional, ao longo do ciclo vital, criando um forte sentido de vinculação e confiança nos colaboradores e nos utentes.
Criado em 2014, com a missão de apoiar e promover a investigação clínica na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, o Centro de Ensaios Clínicos, a funcionar no Hospital Pedro Hispano, resultou de um protocolo de colaboração assinado com a Blueclinical, na sequência da publicação da Lei da Investigação Clínica, que se traduziu numa oportunidade de enquadramento para a dinamização desta atividade. Este Serviço de Investigação tem como objetivo promover a investigação clínica em todas as suas vertentes criando condições para a realização da mesma. Assim, a ULSM considera esta área fulcral por inúmeros motivos. Se por um lado, para os profissionais, é mais um fator de envolvimento no desenvolvimento de medicamentos e dispositivos médicos que permite aumentar o seu conhecimento e formação, por outro, permite aos utentes da ULSM o acesso a terapias inovadoras e a novas tecnologias em saúde que possam responder às suas necessidades, contribuindo para o objetivo desta Unidade de Saúde de prestar um serviço de excelência à sua comunidade. Permite também o acesso à vanguarda do conhecimento científico e a adoção das melhores práticas no acompanhamento de doentes, gerando também dados de maior qualidade para suporte à decisão na área da saúde.

Unidade Local de Saúde (ULS) - Baixo Alentejo

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 284 310 200
  • Website: https://www.ulsba.min-saude.pt
  • Areas: Psiquiatria e Saúde Mental Hematologia Cardiologia (Doença Coronária e Insuficiência Cardíaca); Neurologia; Gastrenterologia; Hipertensão e Risco Cardiovascular; Medicina Geral e Familiar Pneumologia. Diabetologia; Cuidados Paliativos
  • Address: Rua Dr. António Fernando Covas Lima7801-849 BEJA
  • Country: Portugal
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE é uma entidade pública empresarial integrada no Serviço Nacional de Saúde, criada por Decreto-lei n.º 183/2008, de 4 de setembro, que resultou de uma preocupação pela mais-valia que pode trazer à efetiva prestação de cuidados aos cidadãos, a eficaz articulação entre os cuidados de saúde primários e os cuidados de saúde diferenciados.A ULSBA, EPE tem como objetivos a prestação de cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados à população, designadamente aos beneficiários dos subsistemas de saúde, ou de entidades externas que com ele contratualizem a prestação de cuidados de saúde, e a todos os cidadãos em geral, bem como assegurar as atividades de saúde pública e os meios necessários ao exercício das competências da autoridade de saúde na sua área geográfica de abrangência.
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE é uma entidade pública empresarial integrada no Serviço Nacional de Saúde, criada por Decreto-lei n.º 183/2008, de 4 de setembro, que resultou de uma preocupação pela mais-valia que pode trazer à efetiva prestação de cuidados aos cidadãos, a eficaz articulação entre os cuidados de saúde primários e os cuidados de saúde diferenciados.
A ULSBA, EPE tem como objetivos a prestação de cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados à população, designadamente aos beneficiários dos subsistemas de saúde, ou de entidades externas que com ele contratualizem a prestação de cuidados de saúde, e a todos os cidadãos em geral, bem como assegurar as atividades de saúde pública e os meios necessários ao exercício das competências da autoridade de saúde na sua área geográfica de abrangência.
MISSÃO, VISÃO E VALORESA Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE visa o seu reconhecimento pela excelência clínica, garantindo a equidade e a integração eficaz dos vários níveis de cuidados, assumindo-se como uma Instituição de referência, com uma preocupação de qualidade, eficiência e eficácia, técnica e social.
É missão da ULSBA, a prestação de cuidados integrados, com qualidade e em tempo útil, a custos socialmente comportáveis, num quadro de eficiência e eficácia, em estreita articulação com outros serviços de saúde e instituições sociais da comunidade.A par das atividades assistenciais, são desenvolvidas as funções de formação, treino e investigação consideradas necessárias ao desenvolvimento técnico-profissional dos trabalhadores e colaboradores da ULSBA.
No desenvolvimento da sua atividade, a ULSBA e os seus colaboradores adoptam uma atitude centrada no utente/doente, no profundo respeito pela dignidade da vida humana, no sentido da prevenção e da promoção da saúde individual e da comunidade, na acessibilidade e equidade na prestação dos cuidados, bem como na obtenção de ganhos em saúde, visando a melhoria progressiva do nível de todos os indicadores de saúde da população do Baixo Alentejo.
A ULSBA desenvolve a sua atividade em 3 níveis de prestação de cuidados:
Cuidados de Saúde Primários I Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Alentejo, que integra as unidades funcionais dos Centros de Saúde de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira, bem como a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), Unidade de Saúde Pública (USP), Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP) e o Centro de Aconselhamento de Deteção (CAD).Cuidados de Saúde Hospitalares I Hospital José Joaquim Fernandes, BejaCuidados Paliativos I Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+ (apoio a todos os concelhos, com exceção de Moura, Barrancos e Mértola), Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos de Moura e Barrancos e Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos de Mértola

Unidade Local de Saúde do Nordeste

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351273310800
  • Website: http://www.ulsne.min-saude.pt
  • Areas: Doença Coronária e Insuficiência Cardíaca Neurologia Hipertensão e Risco Cardiovascular Infeções associadas a cuidados de saúde Medicina Paliativa Saúde Mental Medicina Intensiva Nutrição Doenças Respiratórias Doenças Músculo-esqueléticas Medicina laboratorial
  • Address: Avenida Abade de Baçal5301-852 Bragança Portugal
  • Country: Portugal
A Unidade Local de Saúde do Nordeste, EPE (ULSNE, EPE), empresa pública do setor do Estado surge da publicação do Decreto-Lei nº 67 de 2 de junho de 2011, integrando o Centro Hospitalar do Nordeste, EPE (Unidade Hospitalar de Bragança, Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros e Unidade Hospitalar de Mirandela) e o Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste onde estavam integrados todos os centros de saúde do distrito de Bragança e o Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa que foi integrado em 2014 na Unidade Local de Saúde da Guarda, EPE. Dando cobertura a uma área territorial de cerca de 6600 km2, a ULSNE é composta por 3 Unidades Hospitalares e 14 Centros de Saúde, um por cada sede de concelho, exceto em Mirandela e Bragança onde existem 2 centros de saúde respetivamente.
Assumindo a responsabilidade social de contribuir, de forma sustentável e humanista, para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, a ULSNE tem investido num forte empoderamento formativo e investigativo na área da saúde, orientado pela dinâmica da inovação e desenvolvimento. A cooperação com instituições de ensino superior têm constituído uma alavanca fundamental para o desenvolvimento de sinergias, através de parcerias que se traduzem em projetos de investigação, tais como os que a seguir se elencam: “GreenHealth: Estratégias digitais e baseadas em ativos biológicos para melhorar o bem-estar e promover a saúde verde” (Norte-01-0145-FEDER-000042), “BioFirEx (PCIF/SSO/0017/2018): Um painel de biomarcadores para a vigilância da saúde e segurança do bombeiro”, “PandIA - Gestão de situações de confinamento com base em informação municipal e social”, do Projeto AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública para reforçar o combate à COVID 19 e futuras pandemias - 2020 (DSAIPA/AI/0088/2020), “Programa de reabilitação respiratória em utentes com DPOC em ambulatório”, “Infeção por coronavírus SARS-CoV-2 no Nordeste de Portugal: desenvolvendo conhecimentos e ferramentas para uma melhor gestão da doença (NORTE-01-0145-FEDER-072562)”, Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT: Programa Testar com Ciência e Solidariedade).

Unidade Local de Saúde (ULS) - Alto Minho

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351258802100
  • Website: https://www.ulsam.min-saude.pt
  • Areas: Oncologia; Cardiologia (Doença Coronária e Insuficiência Cardíaca); Neurologia; Gastrenterologia; Hipertensão e Risco Cardiovascular; Doenças Lisossomais de Sobrecarga; Pneumologia.
  • Address: Estrada de Santa Luzia4904-858 Viana do Castelo Portugal
  • Country: Portugal
A ULSAM integra duas unidades hospitalares, localizadas em Viana do Castelo e Ponte de Lima e 12 centros de saúde, servindo uma população de 230 mil habitantes.
É sua missão a prestação de cuidados de excelência, personalizados e humanizados, no respeito pela integridade e dignidade dos utentes, com foco na inovação, eficiência e eficácia do tratamento.

Unidade Local de Saúde (ULS) - Guarda

  • Email: [email protected]
  • Telephone: +351 271210840
  • Website: http://www.ulsguarda.min-saude.pt/category/servicos/gec/
  • Areas: Oncologia; Cardiologia (Doença Coronária e Insuficiência Cardíaca); Neurologia; Gastrenterologia; Hipertensão e Risco Cardiovascular; Doenças Lisossomais de Sobrecarga; Pneumologia.
  • Address: Edifício da Consulta Externa (junto da papelaria)Av. Rainha D. Amélia, S/N6300-858 Guarda, PORTUGAL
  • Country: Portugal
A Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG), pessoa colectiva de direito público de natureza empresarial, foi criada em 01/10/2008, através do Decreto-Lei nº 183/2008, de 4 de Setembro. A mesma agrega dois hospitais (Guarda e Seia) e os 13 Centros de Saúde da ex-Subregião de Saúde da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e ainda o Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa que passou a integrar a ULSG partir de 01/05/2014, através do Decreto-Lei 5//2014, de 16 de Abril). Assim, no Distrito da Guarda, apenas o concelho de Aguiar da Beira não está inserido na ULSG. A mesma tem como missão a prestação integrada de cuidados de saúde primários, hospitalares, paliativos e de convalescença à população da sua área de influência, com mobilização ativa da comunidade envolvente, tendo em vista o incremento dos níveis de saúde e bem-estar, assegurando ainda as atividades de serviços operativos de saúde pública e os meios necessários ao exercício das competências da autoridade de saúde na área geográfica por ela abrangida, bem como atividades de investigação, formação e ensino.A sua visão assenta no reconhecimento pelos utentes, colaboradores e demais entidades como uma organização que assegura uma resposta de elevada qualidade às necessidades de saúde dos seus utentes ao longo do ciclo vital, pautando-se por rigorosos princípios de eficiência e responsabilidade na vertente económica, financeira, social e ambiental.
A ULSG tem como referencial comum o primado do cidadão, a conciliação das estratégias de saúde (regionais e nacionais) e a otimização dos recursos disponíveis.
Assente na intenção de prosseguir uma cultura orientadora de cuidados personalizados e de excelência, tem por objetivos:
Promover a obtenção de ganhos em saúde, prestando serviços contínuos e efetivos com valor acrescentado;
Garantir a prestação de cuidados de saúde de excelência a todos os utentes;
Prevenir a doença e promover a saúde através do maior enfoque na prevenção, no diagnóstico e tratamento precoces e na educação dos doentes;
Alcançar a plena integração de cuidados nas suas dimensões organizacional, clínica, administrativa, financeira, informática, normativa e sistémica;
Assumir uma visão holística da prestação de cuidados partilhada e reconhecida por colaboradores, parceiros e utentes;
Garantir o fácil acesso dos doentes aos cuidados de saúde adequados e em tempo útil;
Assegurar o ajustamento da oferta de cuidados às necessidades da população;
Garantir aos profissionais formação contínua adequada à melhoria do desempenho assistencial e ao progresso e realização profissionais;
Potenciar uma cultura interna focada na aquisição de competências transversais e no trabalho de equipa;
Desenvolver o ensino e a investigação científica.
Neste âmbito, foi criado o Gabinete de Ensaios Clínicos (GEC) que visa reforçar o incentivo ao crescimento da investigação e da inovação promovendo o fomento do conhecimento científico e tecnológico.
Assim, o processo de inovação que tem o seu início no laboratório, identificando novas moléculas e futuros tratamentos promissores tem um longo caminho a percorrer até chegar à prática clínica.
Ainda nesta linha de atuação, a ULSG assinou um protocolo de colaboração com a BlueClinical para a dinamização da Investigação Clínica.

Bruno Amaral

This is an independent project that runs on the good will of volunteers

You can help by spreading the word or by donating what you can to pay for the server costs.